No início de 2025 seu Ademir, que sofre com uma doença incurável, teve seu sonho realizado em uma praia de Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com a ajuda de um projeto do Corpo de Bombeiros, o blumenauense de 69 anos tomou seu primeiro banho de mar.
Blumenauense de 69 anos tem sonho realizado
Com a ajuda do Projeto Praia Acessível do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) de Bombinhas, seu Ademir teve a oportunidade de realizar um sonho antigo: tomar banho de mar.
Foi em uma manhã, na praia da Conceição, em que o blumenauense de 69 anos pode viver o momento único, ao lado de sua irmã Adenita e de Larissa, sua sobrinha. Adenita conta que a experiência foi muito especial.
Ela relata que após anos frequentando a praia, decidiu conhecer o projeto de inclusão. “Quando percebemos que estavam disponíveis, aproveitamos na hora”, contou a irmã, emocionada.
Desde os 3 anos de idade, seu Ademir sofre com as sequelas da poliomielite, um vírus que destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Atualmente sua irmã é responsável pelos seus cuidados.
Mesmo com as limitações, o blumenauense de 69 anos aproveitou seu primeiro banho de mar. No começo, Adenita conta que o irmão ficou um pouco assustado, mas que logo já estava se divertindo, e disse que quer repetir a dose.
“Perguntamos se ele queria voltar e ele respondeu todo animado”, compartilhou a irmã. “É algo que vai ficar pra sempre em nossas memórias, que mais pessoas possam aproveitar e viver essa experiência tão especial”, finaliza Adenita.
Projeto Praia Acessível
O momento foi possível graças ao Projeto Praia Acessível, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Desde 2013, o projeto vem promovendo inclusão nas praias catarinenses.
Com cadeiras anfíbias disponíveis gratuitamente, pessoas com mobilidade reduzida podem aproveitar o banho de mar com conforto e segurança. O serviço é supervisionado por Guarda-Vidas, que garantem a proteção dos banhistas durante a experiência. A consulta sobre a disponibilidade pode ser feita pelo aplicativo “CBMSC Cidadão”.