• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

A ferramenta de ouro para manter a calma na vida cotidiana, segundo a neurociência

Existe uma profunda reflexão feita pelo imperador Marco Aurélio que diz: “Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela”.

Essa frase destaca a importância de gerenciarmos nossos pensamentos e como eles podem afetar nossa qualidade de vida. Se existe uma estratégia estoica por excelência para manter a calma na vida, ela é o silêncio.

Em um mundo cheio de barulho e estresse, a capacidade de ficar quieto e manter a calma na vida, além de ouvir nos oferece uma maneira de nos conectarmos com nossa essência autêntica.

na foto aparece uma mulher fazendo meditação para manter a calma na vida

Mulher faz meditação em silêncio para manter a calma na vida – Foto: Freepik/ND

Segundo o médico canadense Gabor Maté, “o estresse emocional é uma das principais causas de doenças físicas, desde câncer até distúrbios autoimunes”.

O estresse acaba enfraquecendo o sistema imunológico, o que, a longo prazo, pode funcionar contra a nossa saúde. Nesse contexto, a sabedoria de Marco Aurélio para manter a calma na vida se torna ainda mais relevante.

Manter a calma na vida com o silêncio

Aqueles que conseguem manter a calma na vida com a arte do silêncio vivem melhor. Essa é uma poderosa ferramenta para a paz de espírito, como enfatiza o médico Mario Alonso Puig, o caos mental causa diretamente doenças: “Ele aquieta a mente”.

O silêncio não é apenas a ausência de ruídos, mas ele se torna um espaço de reflexão que permite às pessoas acalmarem a mente e observarem constantemente os pensamentos.

Marco Aurélio disse claramente: “Nunca deixe que o futuro o perturbe. Você o enfrentará, se necessário, com as mesmas armas da razão que hoje o armam contra o presente”. E é aí que mora o poder do silêncio: ele nos oferece as ferramentas para viver o presente sem ansiedades desnecessárias.

Como usar o silêncio para obter a serenidade e felicidade?

O silêncio é uma poderosa ferramenta para gerenciar emoções, tomar decisões e cultivar a paz interior ao manter a calma na vida.

mulher fica na dúvida e tenta manter a calma após saber de uma situação

Mulher calada que tenta manter a calma na vida – Foto: Freepik/ND

De acordo com princípios do estoicismo, o silêncio não é simplesmente uma pausa, mas sim um meio de processar nossos sentimentos e pensamentos. Ele nos permite encontrar serenidade em meio às pressões externas.

Quatro situações em que o silêncio é um poderoso aliado

Existem quatro situações em que o silêncio se torna um poderoso aliado para manter a calma na vida. Vamos a elas:

Diante de críticas

O silêncio é uma forma de autocontrole que nos permite priorizar a paz interior em vez dos argumentos. Ele nos dá espaço para refletir sobre a crítica e decidir como responder, sem nos deixarmos desestabilizar.

Ao tomar uma decisão

O silêncio acalma as emoções e cria espaço para uma reflexão profunda. Isso nos ajuda a tomar decisões racionais e ponderadas em vez de sermos impulsivos.

Em uma conversa

O silêncio é essencial para a escuta ativa, que promove conversas mais autênticas e profundas, criando melhores conexões com os outros.

Quando você precisa de silêncio

O silêncio oferece um espaço para a mente relaxar, fazer novas conexões e encontrar inspiração. É fundamental para encontrar paz e criatividade.

Dessa forma, o silêncio é mais do que ausência de som, é uma ferramenta para alcançar a serenidade e clareza mental para manter a calma na vida.  As pessoas que o adotam encontram uma mente mais calma e saudável, pois a qualidade de nossa vida depende de nossos pensamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.