• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ubatuba, no Litoral Norte de SP, tem histórico de acidentes envolvendo aeronaves; relembre


Ao menos seis ocorrências envolvendo aeronaves foram registradas na cidade litorânea nos últimos anos. Avião com 5 pessoas explode em Ubatuba e para na praia após ultrapassar pista do aeroporto
Francisco Trevisan
Um acidente envolvendo um avião de pequeno porte — que resultou na morte de uma pessoa e deixou cinco feridos — em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9), não foi o primeiro ocorrido na cidade.
Nos últimos anos, a cidade registrou algumas ocorrências envolvendo aeronaves. Em alguns casos, assim com o desta quinta, houve morte.
O mais recente ocorrido em Ubatuba foi em 2021, com a queda de um bimotor no mar. O copiloto e um empresário seguem desaparecidos desde então (leia mais abaixo).
No entanto, a região registrou, no fim de dezembro de 2023, uma queda de helicóptero que também seguia para o Litoral Norte, mas para a cidade de Ilhabela. A aeronave, com quatro ocupantes, ficou 12 dias desaparecida. Ela foi localizada na cidade de Paraibuna, no interior de SP. Não houve sobreviventes.
Derrapagem no aeroporto
Em julho de 2017, um avião monomotor derrapou na pista e avançou pelo gramado do aeroporto de Ubatuba. A imagem chamou a atenção dos moradores, mas ninguém se feriu.
Avião fez pouso forçado em Ubatuba.
Na ocasião, a aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ubatuba. No momento da aterrissagem, os ventos estavam em cerca de 55 km/h e o avião cruzou a pista de pouso sem conseguir parar, invadindo o gramado e chegando a uma grade.
Quase seis meses depois, o aeroporto de Ubatuba foi novamente palco de um susto: um avião atolou na pista, em dezembro de 2017.
De acordo com a torre de controle do aeroporto, o jato tinha acabado de pousar e fazia uma manobra na grama para voltar à pista quando atolou. O dia foi chuvoso na cidade e as chuvas influenciaram na situação. O piloto e um passageiro estavam na aeronave, mas não se machucaram.
Avião atola na pista do aeroporto de Ubatuba
No ano seguinte, em maio de 2018, um avião se envolveu em um acidente em uma área de brejo próxima ao aeroporto de Ubatuba.
A aeronave precisou fazer um pouso forçado no litoral, com 10 pessoas a bordo, incluindo dois membros da tripulação. Eles sofreram ferimentos leves e foram atendidos no hospital da cidade.
Uma pane teria feito com o que avião precisasse aterrissar – não há detalhes sobre o ocorrido, nem o motivo desta falha. Imagens momentos antes do impacto mostram o avião sobrevoando o aeroporto de Ubatuba.
Veja imagens do avião após queda em Ubatuba
Queda de helicóptero causa morte de pedestre
No dia 1º de janeiro de 2019, um helicóptero caiu em Ubatuba e matou um pedestre. A aeronave era do modelo R44 PR-RMZ e caiu no bairro Itaguá.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um pedestre morreu após ter sido atingido na queda da aeronave. Duas pessoas que estavam no helicóptero tiveram ferimentos leves e foram socorridas para a Santa Casa da cidade. Eles eram passageiros da aeronave, que fazia voos panorâmicos com turistas.
Ainda de acordo com os bombeiros, o piloto perdeu altitude e fez um pouso forçado. Houve vazamento de combustível da aeronave e uma viatura fez a contenção do líquido. Nenhuma residência foi atingida na queda.
Helicóptero cai e mata pedestre em Ubatuba, SP
Arquivo Pessoal
Piloto desaparecido
Em novembro de 2021, um avião bimotor caiu no mar em Ubatuba. A aeronave que levava três pessoas perdeu o contato com a torre do Rio de Janeiro, onde pousaria.
Após dez dias de buscas, a Força Aérea Brasileira decidiu suspender as buscas aéreas pelo avião bimotor. A Marinha, por meio de nota, também informou que as operações na parte marítima entraram em uma segunda fase, que seria de “colaboração/oportunidade”.
O voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, mas deixou de fazer contato por volta das 21h40.
De acordo com o relatório da Marinha, o piloto avisou de uma falha no motor e que teria que fazer um pouso forçado no mar, mas desapareceram.
O corpo de Gustavo Carneiro, que pilotava o bimotor, foi encontrado no dia seguinte no mar. Os corpos de José Porfírio, copiloto, e do empresário Sérgio Alves Dia Filho, no entanto, não foram encontrados, assim como a fuselagem do avião.
Poltrona que seria de avião bimotor que caiu no mar na região de Ubatuba
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.