• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Onça avistada por moradores em condomínio de luxo onde moram Virgínia e Zé Felipe está em habitat natural, diz Ibama


Onça ainda não foi registrada pelas armadilhas fotográficas. Moradores devem seguir medidas de segurança. Armadilhas fotográficas foram colocadas na tentativa de registrar possível onça no Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, Goiás
Reprodução / TV Anhanguera
A onça avistada por moradores do condomínio de luxo onde moram a influenciadora Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe, em Goiânia, está em seu habitat natural. A afirmação foi feita pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Goiás, Nelson Galvão, em entrevista à TV Anhanguera.
Aquela região sempre foi habitat de onça. O condomínio está em um habitat de onça. Então, a gente tem que buscar a convivência com o animal, levando em conta que ele segue o ritmo dele normal. O avistamento é natural, você pode ver a onça e deixá-la aseguir que ela não vai atacar”, destacou Nelson.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva), em nota, disse que o condomínio está “em uma região privilegiada”, próxima a áreas de preservação ambiental e com trechos de vegetação protegida. Afirma ainda que essa proximidade favorece eventual presença de espécies silvestres (confira nota na íntegra abaixo).
“Acreditamos que relatos como este destacam a importância da convivência harmoniosa com o meio ambiente, especialmente em um condomínio comprometido com a conservação da fauna e da flora locais”, afirma a Associação.
Após a denúncia dos moradores, o Ibama tenta uma imagem que comprove a aparição do animal, ainda não registrado pelas armadilhas fotográficas. “É um animal que circula muito, que anda muito, então não é um animal de fácil avistamento. Ele vai ser visto e vai se deslocar naturalmente, que é a atividade que ele faz o dia todo”, disse Nelson.
Até o momento, além de não ter sido filmado ou fotografado, as varreduras realizadas não identificaram vestígios da presença do animal, segundo a Saalva.
LEIA TAMBÉM:
Onça volta a assustar moradores em condomínio de luxo onde moram Virgínia e Zé Felipe
Filhote de cabra é colocado em armadilha para capturar onça em condomínio de luxo em Goiânia; vídeo
Condomínio em que Leonardo, Virgínia e Zé Felipe moram tem alerta de perigo para suposta onça
Moradores relatam ter visto onça em condomínio de luxo em Goiânia
Recomendações de segurança
O condomínio ativou protocolos de segurança como medida protetiva, informou. O superintendente do Ibama alertou que os moradores devem seguir orientações de segurança como evitar a mata densa durante a noite e não fornecer alimento ou abrigo para a onça – ou qualquer outro animal silvestre-, caso seja vista.
O animal também foi visto em abril de 2024. Na última aparição de onça, o Ibama autorizou o uso de uma isca viva para capturá-la. Um filhote de cabra foi colocado em uma armadilha, o que incomodou moradores. Mesmo assim, a onça não foi capturada e as câmeras registraram a saída do animal do condomínio. Segundo Nelson, esta possível onça avistada também deve deixar o local nos próximos dias.
Filhote de cabra é colocado em armadilha para capturar onça em condomínio de luxo
Caso o animal seja avistado novamente, deve-se comunicar a segurança do condomínio, que vai tomar as providências para a captura dele, informou o superintendente do Ibama de Goiás. Ele também disse que a captura é responsabilidade do condomínio, mas o método deve ser aprovado pelo Ibama. Caso seja capturado, o animal fica em quarentena no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e depois é devolvido à natureza.
Condomínio ecológico
Condomínio horizontal Aldeia do Vale, em Goiânia, Goiás
Divulgação/Aldeia do Vale
O Residencial Aldeia do Vale é a casa de várias celebridades goianas, como o cantor sertanejo Leonardo, o filho Zé Felipe e a influenciadora Virgínia. Um de seus pontos de destaque é a grande quantidade de área verde, que acaba abrigando vários animais silvestres.
Por conta disso, não são raras as vezes em que moradores relatam a presença de onças pardas, espécies de aves e macacos silvestres. Dentro do condomínio existem programas de preservação dos ambientes naturais, como coleta seletiva de lixo, reciclagem e compostagem de área verde através de reaproveitamento de podas de gramas e adubação orgânica nos jardins e gramados do condomínio.
Nota na íntegra
“O Residencial Aldeia do Vale, situado em uma região privilegiada próxima a áreas de preservação ambiental e com trechos de vegetação protegida dentro de seus limites, informa que recebeu relatos de moradores sobre a possível presença de um felino de médio porte em seus domínios.
Esclarecemos que, até o momento, não há qualquer registro do suposto felino captado pelas câmeras de segurança do residencial, e as varreduras realizadas não identificaram vestígios da presença do animal. Reiteramos que os protocolos de segurança foram ativados e estão em operação desde ontem como medida preventiva.
Acreditamos que relatos como este destacam a importância da convivência harmoniosa com o meio ambiente, especialmente em um condomínio comprometido com a conservação da fauna e da flora locais. A proximidade com áreas preservadas e a manutenção de espaços verdes no residencial são fatores que favorecem eventual presença de espécies silvestres.
A preservação da biodiversidade é uma responsabilidade coletiva. e o Residencial Aldeia do Vale reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e da segurança de seus moradores.”
Onça volta a assustar moradores em condomínio de luxo onde moram Virgínia e Zé Felipe
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.