Dados da Fenabrave mostram que Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré emplacaram 56,2 mil carros, motos, ônibus e caminhões novos, alta de 17% em relação a 2023. Placa Mercosul na região de Campinas
Patrícia Teixeira/g1
Um veículo novo, em média, a cada 9 minutos. O bom desempenho do setor automobilístico brasileiro pode ser representado pelos números expressivos de automóveis, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus zero quilômetros emplacados na região de Campinas (SP) em 2024.
Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que o trânsito de Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré, as cinco maiores em população na região, ganhou 56,2 mil veículos novos no último ano.
Isso representa um aumento de 17% em relação aos emplacamentos de 2023, quando foram vendidos 48 mil veículos novos nas cinco cidades.
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Segundo o economista Roberto Brito de Carvalho, da PUC-Campinas, um crescimento esperado para 2024, que viveu processo de consolidação da economia após reflexos da pandemia da Covid-19, mas cujo ritmo de emplacamentos pode ser freado pelo aumento da taxa básica de juros.
“Nós passamos pela pandemia, muita gente perdeu emprego ou ficou numa situação complicada, se teria renda ou não, e com pouco uso dos veículos. Isso fez com que as pessoas protelassem a substituição de seus automóveis, que são bens normalmente financiados ou que demandam um volume importante de investimento e não são comprados todo dia”, explica Carvalho.
Venda de carros e motos cresceram na região de Campinas
Reprodução EPTV
O economista ressalta que além do aquecimento no mercado pelo consumo das famílias brasileiras, também houve renovação de frotas comerciais, após a melhora da economia, e veículos adquiridos por locadoras, o que impulsionou o setor.
O forte aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central em dezembro de 2024, no entanto, pode inibir a comercialização de veículos neste início de 2025.
“Já está previsto um decréscimo da atividade econômica e nós acreditamos que isso também vai impactar o setor automobilístico. Portanto, [devemos ter] um ano com um pouco mais de prudência, uma vez que o componente juros passa a pesar muito na composição orçamentária da aquisição parcelada”, completa Carvalho.
📊 Números de 2024
🚗 Ao todo, 30.757 automóveis zero quilômetro foram vendidos nas cinco cidades em 2024, alta de 16,9% em relação ao ano de 2023 (26.291). Com 19 mil emplacamentos, a metrópole foi responsável por 62% do total de carros novos.
🏍 O número de motos novas vendidas também cresceu, superando em 9,4% o volume de 2023: foram 17.063 emplacamentos, contra 15.587 do ano anterior. Novamente, Campinas (SP) responde pela maior fatia do mercado, com 49,2% das vendas.
O que diz a Fenabrave?
O aumento na região de Campinas foi superior ao percentual registrado no Brasil, de 15,5%, superando as perspectivas do início de 2024, que projetava crescimento de 13,5%.
Atual presidente da Fenabrave, Arcelio Junior avaliou, assim como o economista, que é difícil estabelecer prognósticos para o ano de 2025 diante de variáveis importantes, políticas e econômicas, que envolvem câmbio, renda e crédito.
Apesar disso, a Fenabrave trabalha com a projeção de um crescimento moderado, de 7% no ano.
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