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Número de mortes no trânsito de Bauru cresce 20% em 2024; motociclistas são maioria


Levantamento foi realizado pela Emdurb e mostrou que das 24 mortes, a maioria eram homens com idades entre 31 e 45 anos. Bauru registra aumento no número de acidente com morte no comparativa entre 2024 e 2023
Um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) revelou que o número de mortes no trânsito da cidade cresceu 20% no ano passado, em comparação com 2023.
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De acordo com a pesquisa, foram registrados 24 óbitos em 2024, contra 19 no ano anterior. Nos últimos dois anos, os acidentes de trânsito também cresceram 14%, saltando de 1.992 para 2.274.
Entre as vítimas fatais, 20 são homens e 4 mulheres. A faixa etária mais afetada foi de 31 a 45 anos, com 9 mortes. Outros cinco óbitos foram registrados em cada uma das faixas de 18 a 30 anos, 46 a 60 anos e acima de 60 anos.
Número de mortes no trânsito de Bauru cresceu 20% em 2024; motociclistas são maioria
TV TEM/Reprodução
🏍️ Motociclistas são maioria
Ainda segundo o levantamento, 13 dos 24 mortos estavam em motocicletas. Flávio Kitazume, diretor de Sistema Viário e Transporte da Emdurb, destacou que o excesso de velocidade e manobras arriscadas estão entre os fatores que contribuíram para o alto índice de acidentes com motos.
“Realizamos análises quantitativas e qualitativas dos dados e, quando identificamos que 13 das vítimas fatais no trânsito eram motociclistas, começamos a investigar os casos para entender possíveis padrões e planejar ações preventivas, seja por meio de educação ou fiscalização. Isso nos preocupa, pois as motos são cada vez mais utilizadas, tanto como meio de transporte alternativo quanto para serviços. Observamos que comportamentos como excesso de velocidade são fatores que aumentam o risco de acidentes envolvendo motociclistas”, afirmou em entrevista à TV TEM.
Kitazume também mencionou iniciativas voltadas à segurança viária, como a criação de baias de retenção para motociclistas e a ampliação de ciclovias e ciclofaixas.
“Em São Paulo, por exemplo, há um projeto de faixas exclusivas para motos, mas ele ainda está em fase inicial. Aqui em Bauru, estamos priorizando a criação de baias de retenção para organizar o trânsito das motos em semáforos. Além disso, estamos focados na ampliação de ciclovias e ciclofaixas, atendendo à demanda crescente por meios de transporte mais acessíveis e sustentáveis”, disse.
O levantamento também mostra que o único percentual que diminuiu foi o de 118 vítimas de atropelamento em 2024, número semelhante ao de 2023, que registrou 119 casos.
Jovem motociclista morre após bater em carro em cruzamento no centro de Bauru
Arquivo pessoal
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