• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Regional de Campinas tem alta de 80% em atendimentos por acidentes com pipas; saiba como se proteger


De janeiro a outubro do ano passado, foram 295 atendimentos ambulatoriais e 40 internações causadas por esse tipo de objeto cortante. O Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), que abrange 42 municípios, registrou alta de 79,8% nos atendimentos por acidentes com pipas entre 2023 e 2024. O levantamento considera o período de janeiro a outubro de cada ano.
📲 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a outubro de 2024, foram 295 atendimentos ambulatoriais e 40 internações causadas por esse tipo de objeto cortante. No mesmo período de 2023, foram 164 atendimentos e 47 internações.

Os números refletem uma preocupação diária de motociclistas, por exemplo. Na noite de sábado (4), um motoboy de 37 anos morreu após ter o pescoço cortado por uma linha de pipa quando estava levando um lanche para o filho de 9 anos.
Já no dia 23 de dezembro, outro motociclista, de 25 anos, morreu ao ser atingido no pescoço pelo fio que estava cruzando a avenida por onde ele passou.
LEIA MAIS:
Após mortes de 2 motociclistas, Indaiatuba determina cerco diário a linhas de pipa com cerol
De acordo com a lei estadual, uso de cerol ou linha chilena para empinar pipa são proibidos
Arquivo/AEN
Antenas de proteção
Um levantamento feito pela EPTV, afiliada à TV Globo, em lojas de acessórios para motos de metrópole, Sumaré (SP) e Hortolândia (SP) revelou um aumento de até 50% no procura por antenas corta-pipas.
Em 2024, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) distribuiu 2,5 mil antenas na cidade. Já as concessionárias Rota das Bandeiras e AutoBAn distribuíram 2 mil antenas cada, seguindo a média anual.
No dia 22 de janeiro, uma ação para entrega gratuita de antenas corta-pipas será realizada na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sumaré, na altura do km 118. O equipamento poderá ser retirado das 9h às 12h.
Cidades do DRS-7
Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio da Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.