• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após fim de greve, Prefeitura e Sindicato fazem reunião para definir futuro da coleta de lixo em Jacareí


Reunião acontece na manhã desta terça-feira (7). Prefeitura afirmou que segue auxiliando a coleta do lixo acumulado com caminhões da Secretaria de Infraestrutura. Coleta de lixo é retomada em Jacareí depois de quatro dias
Uma reunião entre a Prefeitura de Jacareí (SP) e o Sindicato dos Condutores, que representa os coletores de lixo da cidade, está prevista para acontecer nesta terça-feira (7), com o objetivo de definir o futuro do serviço no município.
A reunião acontece um dia depois da retomada das atividades por parte dos trabalhadores, que receberam o ticket-alimentação e o vale-refeição nesta segunda-feira (6). A falta do pagamento desses benefícios era o principal motivo da paralisação dos funcionários, que suspenderam o serviço por quatro dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o sindicato, o pagamento caiu, mas os trabalhadores estão temerosos com possível pressão da empresa após a paralisação.
A retomada das atividades aconteceu de forma gradual na noite desta segunda-feira, mas a Prefeitura afirmou que seguiria atuando na cidade, com caminhões das equipes da Secretaria de Infraestrutura.
Na manhã desta terça, a Prefeitura informou que os caminhões da pasta ainda seguiam atuando para ajudar no recolhimento do lixo acumulado nos últimos dias.
A reportagem tenta contato com a empresa Ambiental, mas, até o momento, não houve retorno.
Fim da greve
Após quatro dias de paralisação, a greve dos coletores de lixo de Jacareí terminou no final da tarde desta segunda-feira (6), segundo o sindicato que representa a categoria. Com isso, o serviço de coleta foi retomado.
A greve teve início na última sexta-feira (3), com os trabalhadores reivindicando o pagamento de benefícios alimentícios, como ticket-alimentação e vale-refeição. Segundo o Sindicato dos Condutores, esse benefícios estavam acordados com a empresa terceirizada que é responsável pela coleta, mas não haviam sido pagos aos funcionários.
Sem o pagamento dos benefícios, cerca de 600 trabalhadores entraram em greve. Com a paralisação durando quatro dias, a coleta foi suspensa e o lixo ficou acumulado em diversas ruas e bairros da cidade.
Após quatro dias de paralisação, greve dos coletores de lixo chega ao fim em Jacareí, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Para tentar diminuir os impactos da paralisação, a Prefeitura de Jacareí chegou a montar pontos emergenciais para coleta de lixo, onde moradores poderiam levar os resíduos enquanto a greve durasse.
Na tarde desta segunda-feira (6), o sindicato que representa a categoria afirmou, por volta das 16h30, que o pagamentos do benefícios haviam sido realizados pela empresa e que a greve foi encerrada.
Os trabalhadores foram convocados e devem retomar a coleta ainda na tarde desta segunda, realizando a operação do segundo turno.
Ainda segundo o sindicato, lideranças dos trabalhadores devem realizar uma reunião na prefeitura nesta terça-feira (7), para debater o histórico de reinvindicações dos coletores, queixas sobre a empresa atual e pensar em melhorias que englobem toda a coleta.
Com nova paralisação dos coletores, lixos se acumulam em bairros de Jacareí, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Multa e paralisações anteriores
Em entrevista à TV Vanguarda na semana passada, o prefeito Celso Florêncio (PL) disse notificou a empresa por conta da falta de pagamento.
“A gente notificou, demos três horas para que eles normalizassem o serviço sob pena de multa se não voltasse a normalização do serviço. Eles ainda não voltaram. A gente vai multar a empresa até que eles voltem o serviço”, explicou.
O prefeito afirmou que, em 2024, a empresa recebeu cerca de R$ 100 milhões e que a empresa deve R$ 60 milhões referentes a um reequilíbrio econômico-financeiro.
Em dezembro, os coletores já haviam feito uma paralisação após atraso no pagamento de benefícios, como o 13º salário. A paralisação durou dois dias e só terminou após o pagamento.
À época, mais de 40 bairros foram impactados com a paralisação ao longo dos dias. Na ocasião, cerca de mil funcionários, entre motoristas, coletores e varredores, que prestam serviço à empresa Ambiental, aderiram à paralisação.
Greve dos coletores entra no 4° dia e lixo se acumula pelos bairros de Jacareí
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.