• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Programação da Vindima Goethe é um convite à celebração das tradições italianas no Sul de SC

A programação da Vindima Goethe 2025 é um convite à celebração da colheita da uva e das tradições italianas. Os municípios que fazem parte do evento estão prontos para receber visitantes de todo o Brasil. As atrações iniciam no próximo sábado (11) e se estendem até 9 de fevereiro.

Pessoas à mesa brindando com espumante Goethe

Vindima Goethe celebra tradições italianas no Sul de SC – Foto: Progoethe/ND

O evento celebra a cultura, as tradições italianas e os vinhos singulares elaborados com a uva Goethe. “A Vindima é uma experiência única, que envolve todas as instâncias, dos parreirais à mesa, adentrando pelos saberes e sabores locais”, destaca a secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Urussanga, Vanessa Lopes.

O primeiro fim de semana oficial da Vindima Goethe, entre os dias 11 e 12 de janeiro, será repleto de atividades, que vão desde a colheita simbólica na Pousada Vale dos Figos, que dá início à programação, até experiências exclusivas em vinícolas da região.

“O vinho Goethe é mais que uma bebida; ele reflete a identidade, a história e o carinho das pessoas que vivem e trabalham nos Vales da Uva Goethe. Na Vindima, também celebramos a consolidação de iniciativas como o Programa Origem Santa Catarina: Turismo Gastronômico e Indicações Geográficas”, destaca Guilherme Bianchini, presidente da ProGoethe.

Tombo da polenta no Sul de SC

Tombo da polenta também está na programação do evento – Foto: Progoethe/ND

Além da programação nas vinícolas, a Vindima Goethe 2025 oferece passeios de Maria Fumaça nos dias 12 e 19 de janeiro, uma missa especial no Dia de São Vicente, 23 de janeiro, além de opções gastronômicas e de hospedagem.

Vales da Uva Goethe: a primeira Indicação Geográfica de SC

Os Vales da Uva Goethe se destacam como a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina, conquistada em 2012, quando receberam a indicação de procedência pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A área geográfica dos vinhedos abrange as cidades de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara.

A uva americana foi trazida para Santa Catarina em 1890 por Giuseppe Caruso Mac Donald, regente do consulado italiano com forte ligação com a vitivinicultura. A variedade recebeu o nome do escritor e filósofo alemão, Johann Wolfgang von Goethe, e se adaptou às condições de solo e clima da região.

Cacho de uva Goethe

Na região, são 55 hectares de uva Goethe – Foto: Progoethe/ND

Atualmente, são 55 hectares cultivados, com seis vinícolas associadas à Progoethe (Associação dos Produtores da uva e do vinho Goethe), que produzem vinhos, frisantes e espumantes da variedade.

A variedade Goethe, cultivada nessas terras baixas do Sul catarinense, é especialmente adaptada às condições únicas da região, que combina as características das encostas da Serra Geral com o litoral sul. A Progoethe, fundada em 2005, desempenha um papel crucial na manutenção desse registro, promovendo a valorização e reconhecimento da Indicação Geográfica.

Atrações do primeiro fim de semana da Vindima Goethe

Casa Del Nonno

11/01 (às 10h): Vinhos & Queijos: harmonização especial e visita guiada;

11/01 (15h): Imersão Goethe: apresentação de lotes exclusivos com o winemaker Matheus Damian.

Vigna Mazon

Wine Day: degustação de vinhos, espumantes e antepastos, almoço típico e pisa da uva. Música ao vivo aos fins de semana;

Espaço Artes e Artesanato: interação com artistas locais.

Vinícola Trevisol

11/01 (tarde): Exposição Colheita de Memórias: fotografias da história da Vindima;

10 e 11/01: Pannevin –  brusquetas, tábua de frios e vinhos harmonizados.

Vinícola Bianco

11/01: Colheita e Pisa das Uvas – almoço harmonizado com vinhos e espumantes.

Vinícola De Nonni

11/01: Pisa da Uva e Tombo da Polenta – almoço com música italiana ao vivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.