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Calendário Fiscal 2025 de Santarém tem vencimentos a partir de 10 de janeiro; confira datas


Contribuinte pode acessar e se planejar financeiramente para pagamento dos tributos, essenciais para o desenvolvimento do município. Vista aérea de Santarém, no oeste do Pará
Agência Santarém/Divulgação
A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) divulgou o Calendário Fiscal para o exercício de 2025 em Santarém, oeste do Pará. O calendário abrange todos os tributos do município: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (Alvará) e a Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (Taxa de Lixo) e suas respectivas datas de vencimento.
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Os primeiros vencimentos já acontecem neste mês de janeiro, começando dia 10, com o ISS de dezembro/2024, seguido do dia 31, com a taxa de lixo.
“Chamamos a atenção em relação ao vencimento da Taxa de Coleta de Lixo onde o contribuinte tem a opção de pagar até o dia 31 de janeiro, a primeira parcela, ou então em cota única. Outro ponto de atenção é em relação ao IPTU, com primeiro vencimento em 31 de março, caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado, ou então a cota única, caso o contribuinte pague de uma só vez, com 15% de desconto”, observou a secretária municipal de Finanças, Josilene Pinto.
Confira o Calendário Fiscal 2025: Portaria Nº 001/2025
Confira o edital com as informações sobre o IPTU 2025
O IPTU é um dos tributos mais importantes para a arrecadação do município. É um imposto fundamental e que impacta diretamente na realização de várias políticas públicas, principalmente nas áreas da saúde e educação e o contribuinte é o principal prejudicado quando não paga. O débito é suscetível à incidência de multas e juros de mora, que são cobrados mensalmente.
Já a cobrança da Taxa da Coleta de Lixo é uma exigência do Marco Legal do Saneamento Básico e visa possibilitar que os municípios tenham uma alternativa para custear a prestação do serviço de coleta, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujo investimento é elevado e quando não arrecadado pode impactar em outras receitas municipais e inviabilizar a realização de outras políticas públicas.
“É importante o contribuinte se planejar financeiramente, evitando a cobrança de juros e multas futuras. É muito importante para o município receber a arrecadação tanto da Taxa de Coleta de Lixo, para que o serviço seja prestado efetivamente e continuamente, pois o recurso é destinado para o pagamento da despesa que a Prefeitura tem com essa coleta e, também, do IPTU, recurso utilizado nas demais políticas públicas”, destacou a secretária.
O contribuinte pode emitir o boleto pela internet no Portal de Serviços no site da Prefeitura de Santarém. Caso o contribuinte não tenha como acessar pelo site, ele pode se dirigir à Central de Atendimento ao Contribuinte – CAC, localizada na avenida Sérgio Henn, próximo à Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.
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