Após a conquista inédita do Globo de Ouro de Melhor Atriz, Fernanda Torres é um dos nomes cotados para a disputa do Oscar 2025. A cerimônia, que é a maior premiação do cinema mundial, será dia 2 de março, às 21h (horário de Brasília). Mas a lista final de indicados sairá antes, no dia 17 de janeiro.
Além de Fernanda Torres, o filme em que ela atua, Ainda Estou Aqui (Walter Salles, 2024), está na pré-lista de filmes selecionados para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Academia confirmou o nome de Fernanda Torres entre as elegíveis para Melhor Atriz no Oscar 2025
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, confirmou a elegibilidade de Fernanda Torres para disputar a estatueta mais almejada do cinema mundial.
A declaração de elegibilidade é praxe da Academia, que faz uma espécie de “lembrete” para o público de quem pode concorrer nas categorias gerais. Além dela, outras atrizes do filme foram consideradas elegíveis, inclusive sua mãe, Fernanda Montenegro, que também esteve no longa de Walter Salles. Os atores do longa, como Selton Mello, também aparecem como nomes possíveis para a premiação.
No entanto, o mais provável é que, do elenco, apenas Fernanda Torres apareça nas indicações. O nome da atriz brasileira está em alta depois de ela conquistar o Globo de Ouro no último domingo (5).
Ainda Estou Aqui está na pré-seleção para Melhor Filme Estrangeiro
O longa ainda não tem uma indicação definitiva na categoria filme estrangeiro, mas entrou na shortlist (lista de pré-seleção), feita pela Academia, de 15 filmes selecionáveis para disputar a categoria no Oscar 2025.
No Globo de Ouro, o filme brasileiro perdeu a categoria de Melhor Filme em língua não inglesa para Emilia Perez (Jacques Audiard, 2024), representante da França.