• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Guarda Municipal de Passos inicia operações com 58 agentes e estrutura de patrulhamento


A princípio, o patrulhamento será concentrado na área central da cidade; serviço deve ser expandido à medida que novos agentes forem formados. Guarda Civil Municipal começa a operar em Passos, MG
A Guarda Civil Municipal começou a atuar em Passos (MG). Uma reunião realizada na sexta-feira (3) marcou o início do trabalho feito pela corporação. Ao todo, 58 guardas já circulam pelas ruas da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Inicialmente, o patrulhamento será concentrado na área central da cidade, com planos de expansão para ruas e avenidas mais movimentadas dos bairros, à medida que novos agentes forem formados. Entre os locais previstos para futuras rondas estão as avenidas Francisco Avelino Maia e Poços de Caldas, e ruas como Goiás, São Paulo e João Teixeira Mendes.
A operação conta com uma estrutura incluindo cinco viaturas, cinco motocicletas e um ônibus destinado exclusivamente ao transporte da tropa.
Guarda Civil Municipal inicia operações com agentes e estrutura de patrulhamento em Passos, MG
Reprodução/EPTV
Para atender às demandas da população, os agentes trabalharão em escalas variadas. Os uniformes são azul-escuro, compostos por boina, gandola, colete à prova de balas, calça e coturno.
A sede da Guarda Civil Municipal está localizada na Rua Etiópia, no bairro São Benedito.
Guarda Civil Municipal inicia operações com agentes e estrutura de patrulhamento em Passos, MG
Reprodução/EPTV
Relembre
Até que fosse possível o início, o processo de implementação da GCM passou por alguns impasses envolvendo a Justiça e a Prefeitura de Passos.
No final de 2023, o concurso disponibilizou 50 vagas com salários de até R$ 3 mil. O primeiro edital previa que os 300 candidatos melhores colocados na 1ª fase deveriam avançar para a segunda. No entanto, houve uma retificação, fazendo com que todos os que acertaram 50% da prova teórica fossem convocados para o teste físico. A Justiça então determinou a anulação do concurso após pedido feito por um dos participantes. Com isso, o processo foi suspenso.
A prefeitura conseguiu, por meio de um recurso, autorização para retomar o certame e se comprometeu, por meio de um termo de ajustamento de conduta assinado com o Ministério Público, a cancelar as mudanças e manter critérios do início do edital. Mas na nova decisão, o processo foi novamente suspenso. Em 25 de julho de 2024, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou parcialmente um pedido da Prefeitura de Passos e autorizou o prosseguimento do curso de formação do concurso público da Guarda Civil Municipal. Com isso, a GCM passou a atuar na cidade.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.