• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Enxurrada derruba muro e invade delegacia durante forte chuva em Gurupi


Temporal causou transtornos na cidade. Não há relato de feridos, mas chuva deve continuar nesta terça-feira (7). Alagamento deixa rastro de prejuízos em Gurupi após temporal
A enxurrada derrubou o muro de um condomínio e invadiu uma delegacia durante a forte chuva que atingiu Gurupi, região sul do Tocantins, na noite deste domingo (5). Imagens compartilhadas por moradores mostram as ruas e avenidas da cidade alagadas e carros transitando com dificuldade.
Por meio de nota, a Prefeitura de Gurupi informou que devido ao alto volume de água ocorreram alagamentos no córrego Mutuca, próximo à avenida Beira Rio. A construção da nova rodoviária e a duplicação da BR-153 agravaram o problema, segundo a prefeitura.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A gestão afirmou que está reforçando as obras de drenagem, principalmente nas avenidas de travessia do córrego Mutuca. Além do desassoreamento do leito do canal e a manutenção dos bueiros (veja íntegra da nota abaixo).
O alagamento também atingiu uma delegacia da Polícia Civil da cidade. Os policiais que estavam de plantão, registraram a água nos corredores e salas da unidade policial. Em nota a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informou que devido às fortes chuvas o térreo do prédio da Polícia Civil foi inundado. Uma equipe técnica está avaliando os danos causados aos equipamentos e materiais.
LEIA MAIS
Ambulância com vítima de infarto fica enguiçada no meio de alagamento e é empurrada por moradores; VÍDEO
Netos enterram avó com as mãos após não encontrarem coveiro em cemitério: ‘Tristeza, raiva e revolta’
Ainda de acordo com a SSP-TO, devido aos prejuízos causados pela água, o expediente está suspenso até que seja realizada a limpeza, os reparos e reorganização do local (Veja íntegra da nota abaixo).
Outro vídeo mostra que a enxurrada derrubou o muro de um condomínio e alagando comércios de uma rua na região central da cidade, além de um veículo cruzando um trecho de alagamento.
A Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, informou que apesar do forte volume de chuva e ventos que atingiram a cidade, a rede elétrica não foi afetada e o sistema operou dentro da normalidade. Também afirmou que segue o monitoramento meteorológico para todo o estado, com equipes alocadas para atender qualquer ocorrência emergencial.
Vídeo mostra delegacia sendo alagada durante chuva intensa
Previsão do tempo
A previsão para Gurupi é de mais chuva nesta segunda-feira (6). Todo o estado está sob um alerta amarelo de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). São esperados até 50 milímetros de chuva e ventos intensos.
Segundo o INMET, aviso de tempestade com grau de severidade com perigo em potencial, válido até terça-feira (7). Há risco de casos de alagamento, queda de árvores e descargas elétricas.
Os palmenses também estão sob alerta de fortes chuvas durante esta semana. Com temperatura máxima de 30 ºC e mínima de 22ºC. Além de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Já Araguaína, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima de 30ºC.
Íntegra da nota da Prefeitura
A Prefeitura de Gurupi informa que, devido ao grande volume de chuvas registrado na noite deste domingo, 05 de janeiro, que alcançou 80,8 mm na estação meteorológica do INMET localizada na UFT, com rajadas de vento de 38 km/h, ocorreram alagamentos no córrego Mutuca, especialmente na extensão da Avenida Beira Rio. Esse cenário foi agravado pelas obras de infraestrutura em andamento, como a construção da nova rodoviária e a duplicação da BR-153.
A gestão municipal reforça que as obras de drenagem têm sido intensificadas em pontos estratégicos da cidade. Para as vias que envolvem a travessia do córrego Mutuca, as intervenções definitivas estão programadas para serem realizadas ainda neste ano. Enquanto isso, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura seguem com ações paliativas, como o desassoreamento do leito do canal e a manutenção dos bueiros, buscando minimizar os impactos das chuvas.
A Defesa Civil Municipal tem alertado os moradores e condutores para os riscos de alagamentos e reforça a necessidade de cautela em travessias de áreas críticas durante períodos de chuvas intensas, como as registradas na noite passada.
Íntegra da nota da SSP- TO
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) informa que devido às fortes chuvas que atingiram Gurupi na noite deste domingo, 5, o térreo do prédio da Polícia Civil no município foi inundado. A equipe técnica está avaliando os danos causados aos equipamentos e materiais.
A Secretaria da Segurança Pública informa ainda que o prédio é alugado, o proprietário já foi acionado e deverá enviar um engenheiro para avaliar as condições e possíveis soluções para evitar novos incidentes.
Quanto ao expediente, o mesmo está suspenso até que sejam realizadas as devidas limpezas, reparos e reorganização do local. Portanto, a retomada do atendimento está condicionada à normalização das operações nas delegacias localizadas no térreo.
A Secretaria agradece a compreensão de todos e reforça o compromisso de restabelecer os serviços o mais rápido possível.
Fortes chuvas alagaram o térreo do prédio da Polícia Civil.
Divulgação/ Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.