Com a chegada do verão, é muito comum estar mais exposto a viroses, já que há uma maior frequência em ambientes aglomerados e um aumento no consumo de alimentos ou bebidas que podem estar contaminados. Ao contrair a virose, surgem sintomas desagradáveis, como febre, náuseas, diarreia e mal-estar. Saiba como tratar de maneira eficaz.
O que é a virose?
Segundo o Dr. Alfredo Salim, clínico geral e médico de família, explica que a virose é um termo genérico para doenças causadas por vírus que podem afetar diversos órgãos, como olhos, garganta, ouvidos, pele e intestino. Entretanto, não se preocupe, pois a maioria das viroses desaparece em poucos dias, à medida que o corpo combate o vírus com seus anticorpos.
De acordo com o especialista, a melhor forma de tratar uma virose é repousar, manter-se hidratado e tomar medicamentos sintomáticos, como antitérmicos e analgésicos. Caso realmente seja um vírus e não uma bactéria, antibióticos não serão eficazes, pois combatem bactérias. Apenas antivirais específicos são utilizados em alguns casos, como no tratamento da gripe.
“A única coisa que eu vou dizer é o seguinte, se é uma virose, não tem bactéria, não tem infecção bacteriana, não se toma antibiótico. Antibiótico não trata vírus, antibiótico trata bactéria”, diz o especialista.
Fique atento aos sintomas e, ao perceber sinais de algo mais grave ou em caso de dúvidas, procure um médico especialista imediatamente.
Reconheça os sinais de alerta da diarreia
A diarreia é caracterizada por três ou mais evacuações amolecidas ou aquosas por dia, com duração de até 14 dias. De acordo com a Dra. Maíra Marzinotto, médica gastroclínica, sua principal causa são infecções virais, embora também possa ser provocada por bactérias ou parasitas em casos mais graves.
A diarreia pode ser considerada alarmante quando há febre alta — acima de 38,5°C —, sangue nas fezes, dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sinais de desidratação.
Se a diarreia estiver persistente, é hora de procurar um médico especialista para a recomendação de medicamentos sintomáticos para febre, dor e náuseas.
O que fazer para a diarreia passar?
Ingerir muita água, tomar soros, evitar alimentos gordurosos ou que causam gases, como frituras, brócolis, pepino, couve, cebola e ovos.
Procure higienizar bem os seus alimentos, consumir água potável, evitar alimentos crus ou mal higienizados e lavar as mãos antes de manipular alimentos.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.