A folha de louro é um tempero muito popular nas casas brasileiras, dando sabor para caldos e item indispensável na feijoada. Contudo, outra receita menos comum que utiliza a especiaria gera múltiplos benefícios para a saúde, o chá de louro.
Como explica o médico Alberto Sanagustín, especialista em saúde da família e licenciado em psicologia, o louro é um remédio medicinal utilizado há centenas de anos para tratar e aliviar inúmeras doenças.
O chá de folhas de louro tem propriedades carminativas, anti-inflamatórias e antioxidantes. “Isso significa que reduz inchaço, gases, arrotos, digestão pesada e sensação de indigestão”, compartilha o médico.
Chá de louro: por que consumir de estômago vazio?
O especialista explica que a infusão de folhas de louro ajuda a relaxar os músculos do intestino quando consumida em jejum, logo ao acordar. Isso facilita o funcionamento do órgão e ajuda a ir ao banheiro.
A substância também contém óleos essenciais, antioxidantes e compostos como cineol e eugenol, que podem ajudar na digestão, combater inflamações e regular os níveis de açúcar no sangue. Esses compostos são absorvidos de forma mais eficaz, sem interferências de outros alimentos no trato digestivo.
Além disso, como a infusão ajuda a estimular a digestão, tomá-lo antes da primeira refeição pode “preparar” o sistema digestivo, ajudando na produção de enzimas, na redução de gases e desconforto.
Outros benefícios do chá de louro
A infusão de folhas de louro tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-a adequada para aliviar dores nas articulações causadas por doenças comuns, como a artrite. Também serve para reduzir o desconforto causado por distensões, entorses ou contusões.
Outro ponto positivo é que ele possui propriedades mucolíticas e expectorantes, ou seja, rompe o muco e ajuda a expulsá-lo do trato respiratório. Isto ajuda especialmente em caso de resfriado, gripe, catarro, bronquite ou doenças que causam congestão nasal e tosse.
O chá de louro ainda é uma boa bebida para o coração e os vasos sanguíneos, devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Quando aliado a outros tratamentos médicos, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Portanto, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
É importante ressaltar que, embora o chá de louro ofereça benefícios, deve ser consumido com moderação e preferencialmente sob orientação médica, especialmente quem tem condições de saúde complicadas ou que estejam grávidas.