Conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode conta com diversas opções de turismo, com destaque para a Rota do Enxaimel, considerada um dos melhores destinos sustentáveis do mundo. Outra opção para os visitantes é a Rota do Imigrante, com passeios por belas paisagens, degustação de produtos coloniais, entre outras atrações disponíveis no roteiro.
A Rota do Imigrante conta com atrativos para todo tipo de visitante. Conheça algumas opções de visitação, conforme lista divulgada pela Associação Visite Pomerode.
Roteiro Origens da Rota do Imigrante
O tour passa por casas de famílias tradicionais da região, como os Danker, que produzem um muss artesanal, que consiste em um doce cremoso de frutas com melado. Na visitação, é possível conhecer o processo de produção da iguaria e ainda degustar os sabores servidos com o pão caseiro da família.
Outro ponto a ser conhecido é a Cachaçaria Wilbert, que vende cachaças, bitter e licores artesanais há mais de 70 anos. No local, também é possível acompanhar as etapas de produção das iguarias e degustar os diferentes estilos disponíveis
O roteiro da Rota do Imigrante ainda inclui a visita à fábrica da Karsten e o passeio de Makuka, um tipo de trenzinho, pelo interior da indústria. Por fim, o visitante tem a oportunidade de conhecer a Casa Pommernhaus, que comercializa bolachas artesanais, chocolates e café colonial.
Roteiro pela Terra Pomerana
Este roteiro tem início na Doceria Glau, localizada próxima à casa da família, que oferece uma variedade de bolachas artesanais, além de opções de doces e salgados à la carte para o café da manhã, lanche ou café da tarde.
Também é possível fazer a degustação de biscoitos e do famoso Strudel, sobremesa alemã de massa folhada com recheio doce. Essa etapa integra o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.
Seguindo o roteiro, há uma parada na Cervejaria Däzchen, que oferece os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Old Ale, Imperial Porter, Red e White, sendo possível acompanhar de perto a produção das bebidas.
A Kreativer Platz, casa enxaimel de 1934 que funciona como um espaço de artesanato típico, também está no caminho, que segue para o Restaurante Típico Colonial Wunderwald, especializado em pratos típicos trazidos pelos imigrantes alemães, com receitas como o joelho de porco, bisteca, filé a milanesa, marreco recheado, salsichas, chucrute e maionese de batatas.
Todos os pontos turísticos podem ser conhecidos por meio de um passeio guiado a bordo do ônibus temático da Pommernzug.
Para aqueles que desejam conhecer o local por conta própria, é possível ter acesso à Rota do Imigrante por meio de um mapa, disponível no link.