Entre 6 de janeiro a 7 de fevereiro, os moradores de Joinville poderão solicitar a revisão do IPTU 2025. O pedido poder ser feito de forma online ou presencial.
Como pedir revisão do IPTU 2025 em Joinville
As solicitações podem ser feitas pelo portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville. Para acesso ao portal, o contribuinte deve ter conta na plataforma Gov.br.
No portal, é preciso escolher a opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”. Então, é preciso selecionar “Req. para revisão de IPTU”, preencher os dados e anexar os documentos solicitados. Depois é só enviar e aguardar o andamento do processo.
O morador que optar pelo atendimento presencial deverá fazer o agendamento antecipado, a partir de segunda-feira (6), pelo aplicativo Joinville Fácil. No caso de dúvidas referentes aos documentos obrigatórios, é possível entrar em contato pelo WhatsApp (47) 98901-1256.
O prazo para emissão do parecer do pedido é de 180 dias, conforme estabelecido na legislação do IPTU. Para os processos que forem indeferidos, o contribuinte pagará o valor corrigido e acrescido de juros de mora, de acordo com a Lei Complementar 389/2013.
As informações completas sobre o pedido de revisão do IPTU 2025, quais documentos devem ser encaminhados e como proceder em cada uma das situações estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.
Pagamento do IPTU 2025
Até a próxima sexta-feira (10) é possível quitar o IPTU 2025 em parcela única, com 10% de desconto, ou até 10 de fevereiro, com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro, com o valor dividido em até dez parcelas.
O pagamento pode ser realizado por meio do PIX. Caso o contribuinte prefira realizar o pagamento por meio dos boletos, há convênio com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Fit Bank Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob.
A partir deste ano, o carnê do IPTU também pode ser acessado no aplicativo Joinville Fácil.