Na tarde desta sexta-feira (3), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Rio do Sul para acompanhar as obras de limpeza do Rio Itajaí-Açu, uma iniciativa estratégica do Governo do Estado para prevenir enchentes e minimizar os impactos causados por alagamentos. A visita ocorreu no terceiro dia do mandato do prefeito Manoel Arisoli Pereira.
Obras do Rio Itajaí-Açu
Em coletiva de imprensa, Jorginho Mello destacou a relevância da obra, iniciada em maio de 2024, e classificou a intervenção como uma medida urgente e inédita para a região.
“É uma obra que não vai parar. Temos mais duas licitações planejadas para Rio do Oeste e outros trechos em Rio do Sul. Essa iniciativa era necessária há décadas, e agora estamos cumprindo nosso dever de proteger vidas e reduzir perdas materiais causadas pelas enchentes”, afirmou o governador.
O projeto, que tem um custo estimado de R$ 16 milhões, abrange uma extensão de 8,2 km e inclui limpeza, desassoreamento e remoção de detritos do rio.
O prefeito Manoel Arisoli Pereira celebrou o impacto positivo da obra para a comunidade. “Essa intervenção traz alívio para nossa população, especialmente para quem sofre com enchentes.”
Apesar das interrupções provocadas pelas chuvas intensas no final de 2024, os trabalhos foram retomados em 2 de janeiro de 2025. A previsão é de concluir mais 700 metros de desassoreamento até o dia 10 de janeiro.
A obra já retirou aproximadamente 100 mil metros cúbicos de lama e detritos ao longo de seis quilômetros, proporcionando maior segurança para os moradores da região.