As viagens comerciais foram suspensas em dezembro, após a tomada do poder pela coalizão rebelde. Avião no Aeroporto Internacional de Damasco, na Síria.
Reuters
A Síria anunciou, neste sábado (4), que o principal aeroporto do país, em Damasco, retomará os voos internacionais de e para a capital a partir da próxima terça (7), disse a agência de notícias estatal Sana, citando Ashhad al Salibi, que dirige a Autoridade de Aviação Civil e Transporte Aéreo.
As viagens comerciais foram suspensas em dezembro, após a tomada do poder pela coalizão rebelde.
“Queremos garantir às companhias aéreas árabes e internacionais que iniciamos a fase de reabilitação dos aeroportos de Aleppo e Damasco com a ajuda de nossos aliados, para que eles possam acomodar aviões vindos de todo o mundo”, acrescentou Salibi.
Aviões de ajuda internacional estão chegando na Síria. Os voos domésticos também estão sendo retomados.
A primeira aeronave de ajuda egípcia aterrissou em Damasco no sábado, levando a primeira remessa de ajuda humanitária enviada pelo Cairo desde a queda do regime de Bashar al Assad em 8 de dezembro, anunciou o ministro das Relações Exteriores do Egito.
Na quinta-feira, a Qatar Airways anunciou a retomada dos voos para a capital síria a partir de terça-feira, após uma interrupção de quase 13 anos.
Em 18 de dezembro, o primeiro voo desde que a coalizão rebelde destituiu Assad decolou em Damasco com destino à Aleppo, no norte do país, de acordo com repórteres da AFP.
Rebeldes e civis invadem palácio presidencial em Damasco, na Síria
Leia também:
Como vida na região da Síria controlada por rebeldes que tomaram poder indica o que está por vir no país
Europa está dividida entre repatriar sírios e preencher lacunas no mercado de obra