Estrutura em Feliz, cidade a 80 km de Porto Alegre, foi erguida a partir da mobilização de moradores, iniciativa privada e poder público. Sem ponte, não há ligação entre os dois lados do município para veículos pesados. Ponte provisória construída após enchente é levada por correnteza de rio no RS
Um dia após a destruição da ponte provisória construída com apoio da comunidade em Feliz, cidade a 80 km de Porto Alegre, a prefeitura aguarda para entender como a estrutura será recuperada.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Cabe agora ao município tentar entender de fato o que aconteceu e de que maneira a gente vai conseguir a partir daí se posicionar”, disse o prefeito Júnior Freiberger (PSD) à RBS TV.
O incidente aconteceu na na noite de quinta-feira (2). Após a chuva intensa, o Rio Caí, que passa por baixo da estrutura, aumentou de nível e a ponte acabou sendo levada pela correnteza. A estrutura era provisória, feita com contêineres, e havia sido construída após as enchentes de maio, que destruíram a ponte original.
A travessia ligava o centro da cidade de 13,7 mil habitantes às localidades de São Roque e Picada Cará e ao município de Linha Nova. A inauguração ocorreu em outubro de 2024.
Apoiada pelos moradores e pela iniciativa privada, a ponte ganhou o nome de “Ponte da Felizcidade”, inserido em uma placa no local. A placa não foi destruída pela chuva.
Ponte foi construída com apoio da comunidade, da iniciativa privada e do poder público após as enchentes do RS
Reprodução/RBS TV
“Houve toda essa mobilização, esse desprendimento, essa garra da população. Tem muito amor, dedicação, horas longe da família, e hoje a gente depara com a cena da ponte destruída”, lamenta o prefeito.
“É uma tristeza. O que essa ponte fez no tempo que ela funcionava, vocês não imaginam. Era carro indo e vindo todo o dia. Foi muito útil”, diz o morador Nestor Ramos.
Estrutura provisória antes da enchente dos primeiros dias de 2025 (à esquerda) e como ficou após a cheia
Prefeitura de Feliz/Divulgação e Reprodução/RBS TV
Veja abaixo como eram a ponte antiga e a ponte provisória e como está o local agora:
Ponte antiga
Ponte desaba após temporal em Feliz
A ponte foi levada pela força do Rio Caí em 2 de maio de 2024. Naquele dia, o nível do rio havia chegado a 13,92 metros. O nível normal, na região, é de cerca de 3 metros.
Queda de ponte sobre o Rio Caí em Feliz
Reprodução
Nova ponte provisória
Em outubro de 2024, uma estrutura provisória foi construída no local. A estrutura contava com nove contêineres reforçados de estruturas metálicas, e foi erguida a partir da mobilização de moradores, iniciativa privada e poder público.
De acordo com o prefeito, o nível do Rio Caí em Feliz chegou a 5 metros nos primeiros dias do ano, pelo menos 2 metros acima dos parâmetros normais.
Ponte provisória de Feliz foi construída após enchente levar estrutura anterior
Prefeitura de Feliz/Divulgação
Como está agora
Ponte provisória construída após enchente é levada por correnteza de rio no RS
A nova estrutura foi levada pela correnteza do Rio Caí nesta quinta-feira (2), menos de três meses após a inauguração. De acordo com o prefeito da cidade, ainda não é possível ter noção total dos estragos. Sem a ponte, não há ligação para veículos pesados entre os dois lados do município.
“De alguma maneira precisamos lutar contra isso. O trânsito de toda a região fica prejudicado, essa via vinha fazendo a ligação e servindo de rota alternativa para o deslocamento de Gramado, Canela, e se sabe que a rota alternativa agora vai ser muito maior, mas de alguma maneira precisamos nos mobilizar”, diz o prefeito de Feliz, Júnior Freiberger (PSD).
De acordo com Freiberger, “às 9 da manhã, a ponte foi coberta pelas águas, pelas 17h começou a apresentar sinais de comprometimento e, pelas 19h, se foi total”.
A alternativa, diante da indisponibilidade da ponte, é o caminho por Vale Real ou Bom Princípio, um trajeto que leva em torno de 20 km, segundo a administração do município. Outra travessia do município, a Ponte de Ferro, não foi afetada.
Ponte provisória de Feliz foi levada por correnteza do Rio Caí
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS