A importância do transporte rodoviário para a economia brasileira se revela na sua capacidade de conectar diferentes regiões, facilitando o comércio e o acesso a mercados. Ele é responsável por movimentar 65% de todas as cargas do país, de acordo com informações da Confederação Nacional de Transporte (CNT/2023).
Por sua vez, o Ministério do Transporte aponta que cerca de 75% das mercadorias transportadas em seu território utilizam o modal rodoviário.
Nesse contexto, as estradas permitem a circulação de mercadorias e também influenciam a competitividade das empresas e o desenvolvimento regional. Além disso, a eficiência do setor impacta o custo final dos produtos, e isso pode se refletir em benefícios para o consumidor, além de proporcionar a geração de empregos.
Transporte rodoviário: o principal modal de logística no Brasil
O transporte rodoviário desempenha um papel essencial na movimentação de mercadorias em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Com mais de 1,7 milhão de quilômetros de vias, das quais aproximadamente 75 mil são federais, o Brasil possui a quarta maior rede de estradas do mundo. A Secretaria Nacional de Trânsito relata que existem mais de 3,5 milhões de caminhões em operação no país.
Considerando a extensa malha viária, que abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, o transporte por estrada conecta regiões produtivas a centros de consumo, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
Além disso, a flexibilidade das operações rodoviárias permite que empresas ajustem suas rotas e horários de acordo com a demanda, proporcionando agilidade e eficiência em comparação a outros modais, como o ferroviário e o aquaviário, principalmente em curtas e médias distâncias.
Entre as principais rodovias, destaca-se a BR-101, que se estende por de 4.650 km, ligando o sul ao norte do país, e é indispensável para o transporte de produtos agropecuários e industriais. Outra importante via é a BR-262, que conecta o sudeste ao centro-oeste, facilitando o escoamento da produção de grãos e a movimentação de insumos.
A BR-153, conhecida como a transbrasiliana, também merece destaque, pois atravessa o país de norte a sul, sendo vital para o transporte de bens e a integração das economias regionais.
Essas rodovias, entre outras, formam a espinha dorsal do sistema logístico brasileiro, permitindo que o transporte rodoviário continue a ser o modal mais utilizado e estratégico para o desenvolvimento econômico do país.
Impacto econômico do transporte rodoviário
A importância do transporte rodoviário para a economia brasileira é evidenciada no escoamento de produção. A agilidade no transporte terrestre permite que produtos agrícolas e industrializados cheguem rapidamente aos mercados. Esse sistema garante que itens perecíveis, como frutas, verduras e grãos, sejam entregues em condições ideais.
Além disso, a contribuição do transporte rodoviário para o PIB nacional é significativa. Em 2024, o setor de transporte mostrou um desempenho positivo, conforme indicado no Boletim de Conjuntura Econômica – Setembro de 2024, da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
O PIB no setor de transporte cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior e registrou um aumento de 3,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, o Radar do Transporte da CNT revelou que o PIB do transporte teve um crescimento de 2,6%.
As rodovias não apenas garantem a circulação de mercadorias, mas também estimulam o comércio, o que é essencial para o crescimento econômico. Dessa forma, o transporte rodoviário se torna um dos pilares do desenvolvimento econômico brasileiro.
Geração de empregos e distribuição de renda
A importância do transporte rodoviário para a economia brasileira se manifesta na geração de empregos. Segundo o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no Brasil apresentou um crescimento significativo no primeiro semestre de 2024, com a adição de mais de 450 mil novos empregos.
Esse aumento de 12,4% em comparação ao ano anterior demonstra a solidez do setor, que atualmente emprega mais de 1,2 milhões de profissionais.
O segmento gera empregos diretos e indiretos, abrangendo motoristas, mecânicos e trabalhadores na logística e distribuição. Neste contexto, o emprego resultante do transporte rodoviário contribui para a distribuição de renda no país.
Interligação do transporte rodoviário a diferentes setores econômicos
A importância do transporte rodoviário para a economia brasileira é particularmente evidente no setor agrícola. As estradas facilitam o escoamento da produção rural, que inclui grãos, frutas e outros produtos. Com isso, os produtores conseguem levar suas mercadorias rapidamente dos campos para os centros urbanos e portos.
Por exemplo, a soja e o milho, que compõem uma parte significativa das exportações brasileiras, requerem uma rede de logística bem estruturada para garantir a competitividade no mercado global. A relevância do transporte rodoviário, portanto, se reflete na eficácia e na agilidade das entregas que, por sua vez, afeta a rentabilidade das atividades agrícolas.
O acesso eficiente a portos permite que itens como carne, açúcar e café sejam enviados a mercados nacionais e internacionais. Esses fatores tornam o transporte rodoviário um elemento-chave na dinâmica do comércio, influenciando preços e a competitividade dos produtos brasileiros no mercado interno e global.
Além disso, a importância do transporte rodoviário para a economia brasileira também é evidente na indústria. Muitas fábricas e indústrias dependem das rodovias para o transporte de insumos e distribuição de produtos acabados. Isso inclui desde materiais de construção até bens de consumo.
Capilaridade e flexibilidade
O transporte rodoviário também possui alta capilaridade. Essa característica é vital para a distribuição de produtos, especialmente nos locais onde outros modos de transporte são limitados.
A flexibilidade do transporte rodoviário proporciona uma capacidade de adaptação às diferentes necessidades logísticas.
Além disso, a relação custo-benefício é favorável, já que muitas vezes é mais econômico transportar cargas por rodovias. Isso se reflete em maior acessibilidade para indústrias que precisam de entregas rápidas em um ambiente competitivo.
Outra vantagem importante é a possibilidade de completar o último trecho do transporte, conhecido como “última milha”. O acesso a áreas urbanas e rurais faz do transporte rodoviário uma escolha estratégica. Portanto, o transporte rodoviário se mostra indispensável para o crescimento e desenvolvimento econômico do país.