• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil para análise


Três investigadores do Cazaquistão, além de agentes do Azerbaijão e da Rússia, se reuniram no Brasil nesta quinta-feira (2). Técnicos da Aeronáutica começaram a analisar os dados das caixas-pretas do avião que caiu na semana passada no Cazaquistão. O Brasil colabora com a investigação porque o avião Embraer-190 é de fabricação nacional.
Três investigadores do Cazaquistão, além de agentes do Azerbaijão e da Rússia, estão no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e se reuniram nesta quinta-feira (2).
Os técnicos trabalham na extração e análise dos dados das caixas-pretas, que contêm gravações das vozes dos pilotos e informações sobre as condições do avião durante todo o trajeto até a queda.
O Cenipa poderá criar uma reprodução gráfica com realidade virtual para simular e descobrir o que aconteceu. A análise brasileira vai ser publicada no relatório final da investigação, que é de responsabilidade do Cazaquistão.
Os dados técnicos vão ajudar a explicar as falhas no pouso de emergência e, também, a mudança de rota do voo da Azerbaijan Airlines, que partiu de Baku, no Azerbaijão.
Em vez de pousar em Grozny, na Rússia, como previsto, o avião desviou em direção ao Mar Cáspio e caiu do outro lado, perto de Aktau, no Cazaquistão.
Trinta e oito pessoas morreram no desastre, no dia de Natal. Sobreviventes contaram que ouviram barulhos muito fortes do lado de fora do avião. Imagens divulgadas por agências internacionais revelaram perfurações na fuselagem.
Uma investigação preliminar da Azerbaijan Airlines apontou interferências físicas e técnicas externas.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas pelo que chamou de trágico incidente no espaço aéreo russo. Ele disse que drones ucranianos estavam atacando a área e que o sistema de defesa russo respondeu ao fogo.
Mas o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que o avião foi abatido por tiros vindos do solo russo. Ele cobrou que a Rússia assumisse responsabilidade pelo desastre.
Investigadores afirmam que sistema de defesa russo derrubou avião da Embraer no Cazaquistão
Jornal Nacional/ Reprodução
Jornal Nacional: últimos vídeos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.