Quem passou pelas ruas de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, na manhã desta quinta-feira (2), percebeu uma movimentação diferente: foi dada a largada na primeira operação policial do ano, chamada de “Recomeço”, coordenada pela Polícia Militar e pela Prefeitura da cidade.
O foco da ação é o combate ao tráfico de drogas e o apoio às pessoas em situação de rua. A operação ocorre no bairro Nossa Senhora das Graças, conhecido na cidade como “Matadouro”. Além das viaturas, o helicóptero Águia foi empenhado para monitoramento da área.
O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ciro Adriano da Silva, ressalta que a ação continua a longo prazo na região.
“A gente vai ter com certeza também um reforço policial aqui permanente, essa operação não tem data para acabar, vai estender por muito tempo, enquanto for necessário para a gente conseguir atingir nossos objetivos que são trazer mudanças permanentes aqui para essa região”, diz.
Entre os itens apreendidos estão rádio comunicadores, televisores, celulares e até um drone, que estariam sendo utilizados para o monitoramento do bairro por parte dos traficantes. Também foram feitas inspeções nos ferros-velhos da cidade, com o intuito de identificar e reprimir a receptação de produtos furtados.
Operação em parceria com o a Prefeitura de Itajaí
A “Recomeço” marca também o início dos trabalhos no novo governo municipal, empossado nesta quarta-feira (1º). A Guarda Municipal, junto à PM, deve fazer abordagens para controle de acesso ao bairro dentro das próximas semanas.
“Vamos atuar firme, rigorosos para proteger o nosso maior patrimônio, que são as famílias. Nosso objetivo é que a nossa operação dure pelo menos até o Carnaval para que possamos abordar as pessoas. Enquanto prefeitura estaremos dando todo o respaldo possível”, disse à reportagem da NDTV Record o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.
Também participam da ação a Codetran, Secretaria de Urbanismo e Habitação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras, Defesa Civil e Celesc.