Se você já ficou em dúvida entre “lagartixa” ou “largatixa”, não se preocupe. Essa é uma confusão bem comum! Afinal, na língua falada, muitas vezes a relação entre as letras “G” e “R” se confunde de forma natural – alô, “iogurte” ou “iorgute”. Mas, afinal, qual é a forma correta?
A resposta é simples
A grafia certa é “lagartixa”, com a letra “R” somente na sílaba “gar”. A forma “largatixa”, com o “R” em “lar”, está errada e não existe na norma padrão da Língua Portuguesa.
Exemplos
- A lagartixa subiu pela parede e assustou as crianças;
- Algumas pessoas têm medo de lagartixas, mas elas são inofensivas;
- O naturalista observou uma lagartixa se camuflando no jardim;
- No verão, é comum encontrar lagartixas nas casas;
- O filme mostrava uma lagartixa gigante como personagem principal.
Por que ocorre a confusão?
A confusão entre a posição do “G” e “R” em algumas palavras acontece com frequência na fala de algumas regiões do Brasil. A inversão de sons dentro de uma mesma palavra, comum na linguagem oral, é chamada pelos linguistas de metátese.
A palavra “lagartixa” deriva do latim lacerticia, que, assim como acontece na natureza, é uma espécie de diminutivo de lacerta, “lagarto“.
Qual a diferença entre lagarto e lagartixa?
Agora, respondendo uma dúvida bônus! Qual a diferença entre “lagarto” e “lagartixa”?
Ambos são répteis, claro. A lagartixa é menor e costuma viver em ambientes urbanos, sendo famosa por subir em paredes e ajudar a controlar insetos. O lagarto, por sua vez, é maior e pode ser encontrado em florestas, desertos e outros habitats naturais.
Confira outras Dúvidas de Português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.