Foram 16 ocorrências em 2024, em área onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas. Carandaí e Santos Dumont aparecem na sequência. Pedestre por pouco não é atropleado pelo trem na linha férrea em Juiz de Fora
MRS/Divulgação
No ano de 2024, a MRS Logística, concessionária que administra a malha férrea que corta a região, contabilizou 16 acidentes envolvendo composição férrea no município de Juiz de Fora.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Os dados colocam a cidade na liderança de registros em Minas Gerais, no trecho de concessão da empresa, que atua também em cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.
No mesmo período de 2023, Juiz de Fora havia somado 13 acidentes.
Os números também indicam o município de Carandaí, com 5 acidentes, no segundo lugar da lista. Em Santos Dumont, foram 4 ocorrências.
O somatório leva em conta as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional destinada exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas.
Casos de imprudência
Conforme a MRS, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram de 13 acidentes em Juiz de Fora. Em Santos Dumont, foram contabilizados 8 casos, enquanto em Carandaí houve apenas uma ocorrência.
A concessionária reforça que, em muitas situações, os acidentes acontecem devido à imprudência de motoristas e pedestres, que tentam atravessar a linha mesmo com a aproximação da locomotiva.
Um dos flagrantes de tal situação aconteceu no dia 1º de agosto, no Centro de Juiz de Fora, onde um pedestre atravessa a linha bem no momento da passagem do trem. Veja no giff acima.
Outro flagrante divulgado pela MRS, de 2023, foi na passagem em nível do Bairro Araújo, onde câmeras mostram o momento em que um motociclista desrespeita o aviso sonoro, passa pelos trilhos e bate na cancela abaixada. Por pouco, ele e o garupa não são atingidos pelo trem. Assista no vídeo abaixo.
Motociclista desrespeita sinalização e por pouco não é atingido por trem em Juiz de Fora
As principais orientações para motoristas são:
Respeitar a sinalização;
Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea;
Evitar a troca de marcha no momento do cruzamento da passagem em nível;
Evitar música alta, pois pode atrapalhar a escutar os sinais da composição;
Jamais usar o celular enquanto conduz o veículo.
Já para os pedestres, as principais dicas são:
Respeitar a sinalização;
Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea;
Não fazer uso de celular, fones de ouvido ou qualquer outro dispositivo que possa desviar a atenção no momento da travessia;
Não atravessar a linha férrea correndo, como forma de tentativa de concluir a travessia antes da passagem da composição.
Passagem em nível na linha férrea exige cuidados especiais para evitar acidentes
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes