Ela vai dar sequência a agenda de posse na manhã desta quinta-feira, com o plantio de 30 mudas no Parque Augusto Franco. Em seguida, ela vai acompanhar a posse dos 16 secretários. No sábado, a prefeita vai participar de uma missa e de um culto na capital. Prefeita de Aracaju Emília Corrêa (PL) e o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania)
CMA
A prefeita Emília Corrêa (PL) e o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) foram empossados durante cerimônia realizada, no final tarde desta quinta-feira (1º), no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Emília teve 165.924 (57,46%) dos votos válidos e se tornou a primeira mulher eleita para o cargo na capital. Mais cedo, os vereadores também foram empossados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A solenidade contou autoridades e familiares dos eleitos. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) não compareceu ao ato e foi representado pelo procurador-geral do município, Sidney Amaral Cardoso.
A programação prevê ainda que Emília realize a revista da tropa da polícia municipal, na área externa do teatro.
A prefeita vai dar sequência a agenda de posse na manhã desta quinta-feira, com o plantio de 30 mudas no Parque Augusto Franco. Em seguida, ela vai acompanhar a posse dos 16 secretários. No sábado, a prefeita vai participar de uma missa e de um culto na capital.
O que faz um prefeito
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Perfil
Natural de Lagarto, Emília Corrêa tem 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de rádio e TV.
Foi corregedora-geral e secretária-geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, presidente do Tribunal de Ética e conselheira da Ordem dos Advogados (OAB/SE). Também foi professora de Direito Constitucional na Universidade Tiradentes.
Emília Corrêa (PL)
Gilton Rosas
Na política, participou da primeira campanha eleitoral em 2012, quando ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju e assumiu o mandato entre março de 2013 e abril de 2014. Quatro anos mais tarde, em 2016, foi eleita vereadora e reeleita em 2020.
Emília já passou pelos partidos Democratas, atualmente União Brasil, e Patriota, atual PRD. No início do mês de abril do ano passado, deixou o PRD e se filiou ao PL, onde se elegeu.
Propostas para administrar Aracaju
Aracaju vista do alto
Marcílio Nocrato/TV Sergipe/Arquivo
Entre os objetivos que Emília pretende alcançar durante a gestão, estão:
Zerar a fila de espera ao acesso às creches;
Climatizar as salas de aula das escolas municipais;
Implementar e fortalecer farmácias populares nas UBSs, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos essenciais e insumos básicos;
Criar o Hospital Municipal Veterinário;
Implantar o Programa Centro Seguro, através de videomonitoramento e patrulhamento do centro comercial 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Em entrevista à TV Sergipe durante a campanha ela também falou da revitalização do Centro e sobre a regularização do trabalho de taxistas e motoristas por aplicativo. [Confira o plano de governo completo].