• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Resoluções de Ano Novo e como realmente cumpri-las: confira técnicas para não desistir

Perder peso, parar de fumar, guardar dinheiro, começar a academia… O início de um novo ano sempre chega acompanhado de todos os tipos de promessas e intenções, mas que logo são esquecidas e nunca saem do planejamento.

Post-its com resoluções de Ano Novo

Resoluções de Ano Novo vagas são mais difíceis de alcançar – Foto: Freepik/ND

Já se sentiu fracassado ao lembrar das resoluções de Ano Novo que fez na última virada e não conseguiu cumpri-las? É comum pensar que a culpa é sua, que não atingiu os objetivos por falta de força de vontade. No entanto, estudos indicam que provavelmente não é o caso.

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology demonstrou que apenas determinação não é suficiente para uma pessoa conseguir atingir seus objetivos.

Na revisão, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh levantaram a hipótese de que criar hábitos positivos é a verdadeira chave para atingir objetivos de longo prazo – ainda mais do que uma mentalidade determinada.

Os pesquisadores revisaram dados de 2.200 participantes com metas variadas, como praticar exercícios, manter uma alimentação saudável, praticar meditação, estudar, entre outras.

Entre os voluntários que conseguiam atingir as resoluções de Ano Novo, a maioria tinha uma coisa em comum: conseguiram criar rotinas e hábitos que os mantinham condicionados aos objetivos.

Mulher ao lado da árvore de natal lendo um livro

Resoluções de Ano Novo precisam ser detalhadas – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Ou seja, os autores concluíram que pessoas que criam rotinas em torno de comportamentos que desejam encorajar têm mais probabilidade de seguir adiante e menos chance de fazer outra coisa. Abaixo, veja algumas dicas para alcançar suas metas, com base no estudo.

Dicas de como cumprir as resoluções de Ano Novo

Detalhe seus objetivos

Em vez de um objetivo vago como “ser mais saudável”, defina algo específico como “se exercitar 30 minutos, 3 vezes por semana”. Metas bem definidas aumentam as chances de sucesso​.

Ou seja, quanto mais detalhado, melhor. Por exemplo, vá para a academia no mesmo horário ou prepare refeições saudáveis no início da semana, e tente repetir o comportamento até que ele se torne natural, apenas parte da sua rotina.

Pessoa correndo na praia

Para correr, é preciso dar o primeiro passo – Foto: Leandro Cabral/ND

Encaixe as metas na sua rotina

Modifique o ambiente para reduzir tentações e facilitar as mudanças. Por exemplo, se a meta é comer menos açúcar, evite guardar doces em casa. Isso reduz a exposição a situações de risco​.

Ou então, se quer criar o hábito de se exercitar, se prepare para ir direto do trabalho para a academia e resistir à tentação de chegar em casa e focar em outra tarefa.

Compartilhar metas com amigos ou familiares, ou encontrar um parceiro para as atividades também aumenta a responsabilidade e o apoio, facilitando o cumprimento das resoluções​.

Comemore as pequenas conquistas

Pequenas recompensas ao atingir etapas intermediárias reforçam o comportamento positivo. Isso também mantém a motivação ao longo do tempo​.

Grupo de amigos celebrando pequenas conquistas nas resoluções de Ano Novo

Celebrar as pequenas conquistas é uma forma de persistir nas resoluções de Ano Novo – Foto: Canva/Divulgação/ND

Segundo a teoria do reforço de B.F. Skinner, comemorar pequenas conquistas gera dopamina, hormônio responsável pelas sensações de prazer e satisfação.

Por outro lado, a falta de recompensas pode levar à “fadiga de autocontrole”, em que o esforço constante para atingir uma meta sem retornos positivos imediatos resulta em desistência. Pequenas celebrações aliviam essa pressão e renovam a motivação.

Não se cobre tanto

Não deixe que a culpa te domine, deslizes são normais e não indicam fracasso. Perder algumas aulas ou comer fora da dieta pode até gerar a sensação de que tudo está perdido, mas uma falha não compromete o projeto inteiro.

O importante é retomar o progresso após esses momentos e evitar a autocrítica excessiva, que pode desmotivar​.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.