• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Moradores relatam prejuízos após enchente no distrito de Sousas, em Campinas: ‘Perdemos tudo’


Rio Atibaia transbordou por causa de fortes chuvas que atingiram a cidade desde sexta-feira (27). Não há registro de feridos. Em Campinas, famílias desalojadas durante temporais voltam às casas no distrito de Sousas
Após uma trégua na chuva, moradores do distrito de Sousas, em Campinas (SP), puderam retornar às casas nesta segunda-feira (30) e contabilizar os prejuízos por conta da enchente que atingiu a região.
🔔 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
O Rio Atibaia transbordou e inundou residências na manhã de sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura, 51 famílias, totalizando cerca de 100 moradores, tiveram que deixar as residências.
A maioria das vítimas da enchente foi para casa de amigos e parentes, mas segundo a Secretaria de Assistência Social de Campinas, pelo menos nove pessoas precisaram de abrigo.
Elas foram levadas para um acampamento religioso, onde passaram o fim de semana. As famílias que vieram para o alojamento contam que perderam praticamente tudo.
“A casa do meu sobrinho, perdemos tudo, tudo, porque ela fica muito na beirada do rio. Perdemos tudo, perdemos fogões, perdemos geladeiras, perdemos tudo. Está em estado de calamidade lá, está crítico. A gente lavou lá tudo, mas ainda, na verdade, não dá para entrar”, conta o auxiliar de serviços gerais Alexandre da Silva.
Enchente causa estragos no distrito de Sousas, em Campinas
Jorge Talmon/EPTV
Chuva volumosa
A chuva em Campinas provocou alagamentos em ruas, avenidas, quedas de árvores e deixou famílias desalojadas. Na região, também houve estragos provocados pelo temporal em Vinhedo (SP) e Monte Mor (SP).
LEIA MAIS:
Rio Capivari baixa após enchente em Monte Mor, e famílias começam a voltar às casas
A Defesa Civil de Campinas contabilizou 12 ocorrências relacionadas à chuva. Foram quatro quedas de muros, três alagamentos de imóvel, duas quedas de árvores, além de dois imóveis e um muro em risco.
O maior volume de chuva em 24 horas foi de 79,4 milímetros, registrado na região Sudoeste, na Vila Aeroporto, e na região Sul, no Jardim das Bandeiras. Em 72 horas, o índice chegou a 111 milímetros.
No Jardim Itaguaçu, uma enxurrada se formou em uma rua de terra. A cratera aberta impediu a passagem dos carros. A chuva também alagou residências do bairro.
Buraco provocado pelas chuvas no Jardim Itaguaçu, em Campinas
Helen Sacconi/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.