O trecho-modelo da reurbanização da orla da Praia Central, em Balneário Camboriú, foi finalizado. Apesar de não ter havido inauguração ou entrega oficial, a primeira parte da obra está pronta e já é utilizada por turistas e moradores da cidade.
O trecho, que vai da rua 4000 até a rua 4600, foi reformado em parceria com a FG Empreendimentos. A obra prevê introduzir transformações urbanísticas estruturais e sociais na orla, com a valorização ambiental e a ampliação dos espaços públicos e de mobilidade na região.
Nova orla de Balneário Camboriú
Ao todo, a nova orla terá 250 mil m², que somados aos outros 350 mil m² de faixa de areia, resultará em uma área útil de 600 mil m². O valor para a reurbanização total é estimado em R$ 250 milhões.
As obras de reurbanização da orla podem se estender até o ano de 2034. Quem confirmou esta informação ao ND Mais foi o assessor especial do projeto, o engenheiro civil Edson Kratz. O valor total do serviço deve somar os R$ 500 milhões.
Entre as características do ambiente, estão o plantio de 2.500 árvores de 26 espécies diferentes, áreas de lazer, parques para cães, canchas de bocha, academias e espaços de alongamento. O local também terá ciclovia com mais de 20 mil m² e uma pista de corrida com 15 mil m², que visam incentivar a micromobilidade na cidade.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Balneário Camboriú, ainda não há data prevista para o início da obra no segundo trecho, já que a licitação terá andamento apenas quando o próximo governo assumir.