Duas tartarugas foram encontradas mutiladas em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, em um intervalo de dois dias. Os casos, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) do Instituto Australis, ocorreram nos dias 18 e 19 de dezembro.
Tartarugas encontradas mutiladas podem ter sido alvo de crime ambiental
Conforme divulgado nas redes sociais do PMP-BS, o primeiro caso foi registrado na região da Praia da Barra. Uma tartaruga cabeçuda foi encontrada em pedaços, com mutilações realizadas por algum objeto cortante. A carapaça, cabeça e plastrão não estavam no local, há indícios de furto.
No dia seguinte, outra tartaruga da mesma espécie foi encontrada, dessa vez na praia central de Garopaba. Segundo pessoas que estavam no local, antes da chegada da equipe especializada, um homem tentava furtar a carapaça do animal com uma faca. A tartaruga foi encontrada com cortes na parte. A ação foi fotografada.
Ainda de acordo com o Instituto, outros casos parecidos já foram registrados na região. Em nota, o PMP-BS ressaltou que a ação atrapalha o trabalho dos especialistas além de configurar crime ambiental.