• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Retrospectiva: reveja notícias que marcaram o DF em 2024


G1 separou 10 reportagens mais lidas do ano. Tentativa de ataque ao STF ocupa primeiro lugar do ranking. Polícia isola o local onde o corpo de homem foi encontrado em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) após pelo menos duas explosões ocorreram na Praça dos Três Poderes por volta das 19h30 desta quarta-feira, 13, em Brasília. O estrondo forte foi ouvido no Palácio do Planalto e prédios próximos, como Congresso Nacional, com muita fumaça. Ao menos uma pessoa morreu. O corpo dela permanece no local.
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Tentativa de ataque no Supremo Tribunal Federal (STF), denúncia de estupro “disfarçada” e tortura dentro do Batalhão de Choque da PMDF estão entre os acontecimentos que marcaram 2024. O g1 faz a retrospectiva do ano com as10 notícias mais lidas neste ano (veja abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
1° – Tentativa de ataque ao STF
Veja o que se sabe sobre a tentativa de ataque ao STF com explosivos
Uma explosão ocorreu perto do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de 13 de novembro. Momentos antes, outras explosões aconteceram em um carro que estava no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A tentativa de ataque foi um dos acontecimentos que marcaram o DF em 2024.
O autor da tentativa de ataque, Francisco Wanderley Luiz, morreu no local. Ele era conhecido como Tiu França e morava em Rio do Sul, Santa Catarina.
Francisco alugou uma casa em Ceilândia, no DF, antes do ataque. No local, a polícia encontrou vários explosivos.
2° – Primos de primeiro, segundo ou terceiro grau não existem
Primos de 1º e 2º grau não existem; Entenda o que diz a lei
Outro destaque foi, na verdade, uma curiosidade. O g1 falou com uma especialista que explicou que, aos olhos da lei, primos de 1º, 2º e 3° grau não existem (veja vídeo acima).
De forma resumida, os únicos parentes consanguíneos de 1º grau são filhos e pais, e os de 2º grau são avós, netos ou irmãos. Os primos sempre serão parentes de 4º grau.
3° – Nova carteira de identidade
Modelo da nova carteira nacional de identidade que passará a ser emitida pelo RN em dezembro
Itep/Divulgação
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser emitida em janeiro, também ganhou os holofotes em 2024. Até setembro, cerca de 11,5 milhões de brasileiros tiraram o documento.
🔎O RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade em 2032.
4° – Móveis do Alvorada: governo Lula é condenado a pagar R$ 15 mil
Governo localiza móveis de palácio após troca de farpas de Lula com Bolsonaro
A condenação do governo Lula a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, no caso envolvendo o suposto sumiço e a posterior localização de móveis do Palácio da Alvorada, foi outro dos destaques de 2024.
Em 2023, no início do mandato, o presidente Lula afirmou, sem apresentar provas, que os ex-ocupantes do Alvorada haviam “levado tudo” — palavras usadas por Lula. Os móveis que teriam sumido foram encontrados.
5° – Denúncia de estupro ‘disfarçada de pedido de pizza’
Mulher vítima de violência liga para PMDF fingindo pedir pizza para ser resgatada
Uma mulher foi resgatada pela Polícia Militar após ligar para o 190 e fingir um “pedido de pizza” (ouça áudio acima). O caso aconteceu em 29 de setembro.
Os militares entenderam que a ligação se tratava de um pedido de socorro e, quando chegaram ao local, a mulher contou que estava em cárcere privado, sendo vítima de estupro e tortura. O suspeito de cometer o crime era um homem de 60 anos com quem a vítima se relacionava há cinco meses.
6° – PM atira contra colega dentro da viatura e os dois morrem
Policial atira e mata colega e depois tira a própria vida, dentro de viatura
Outro caso que ganhou destaque foi o de um sargento da Polícia Militar, de 46 anos, que atirou em um colega de trabalho dentro de uma viatura, no Recanto das Emas, em 14 de janeiro. Depois, o sargento atirou em si mesmo e morreu no local.
O militar que foi ferido, de 31 anos, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
7° – Relacionamento violento
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Histórias de comportamentos violentos em relacionamentos foi outro tema muito lido no g1 DF. Para que as mulheres consigam perceber se vivem em uma relação do tipo, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) fez um quiz com 17 perguntas (veja aqui) .
🔎Entre os comportamentos que são características de relacionamentos violentos estão agressões, ameaças e chantagens.
8° – Denúncia de tortura no Batalhão de Choque
Soldado conta que sofreu tortura dentro de batalhão da PMDF
Um policial militar denunciou ter sido torturado por colegas da corporação dentro do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Setor Policial Sul (veja vídeo acima). Segundo o soldado Danilo Martins, ele foi agredido para que desistisse de um curso de formação.
O policial conta que teve gás lacrimogênio e gás de espuma jogados em seu rosto, que foi obrigado a tomar café com sal e pimenta, e que foi agredido com pauladas, chutes no joelho, no rosto e no estômago. À época o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) cumpriu15 mandados de prisão temporária contra os policiais suspeitos.
9° – Subsíndico dá soco em adolescente de 16 anos
Adolescente leva soco de subsíndico do condomínio, no DF.
Uma câmera de segurança flagrou uma cena chocante e violenta que viralizou em 2024: o subsíndico de um prédio deu um soco no rosto de um adolescente de 16 anos.
De acordo com testemunhas, o subsíndico do Paranoá Parque ainda ameaçou buscar uma arma dentro da casa dele.
10° – ‘Kids pretos’
O que são os ‘kids pretos’?
“Quem são os ‘kids pretos’?” foi uma pergunta que ganhou destaque em 2024. Alguns militares das forças especiais do Exército, chamados de “kids pretos” por usarem um gorro preto, são investigados por suposta participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e na tentativa de golpe.
🔎Quatro militares kids pretos foram presos em novembro de 2024.
LEIA TAMBÉM:
RÈVEILLON: veja onde curtir a virada de ano no DF
HELENA, RAVI… veja os nomes mais populares registrados no DF em 2024
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.