Pode não parecer, mas a TV, mesmo desligada, é um eletrodoméstico que pesa na conta de energia elétrica. Mas para resolver isso, é possível tomar uma atitude simples que vai auxiliar na economia.
Quando a TV está desligada, mas continua conectada à tomada, permanece consumindo energia no modo stand-by. A prática pode representar até 20% do valor da conta de luz por mês, de acordo com o portal FDR.
O modo stand-by permanece ativado enquanto o aparelho está conectado à energia para atender comandos de controle remoto ou manter configurações. Ao longo do mês, o consumo de luz elétrica pode se acumular e deixar a conta mais salgada.
Segundo o FDR, há estudos que apontam que uma televisão em stand-by poderia consumir de 5 a 15 watts por hora, a depender do modelo e da tecnologia.
Como evitar que eletrodoméstico gaste muita energia?
Para evitar o consumo excessivo de energia, basta desligar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, sobretudo à noite ou em períodos em que não há ninguém em casa.
Além disso, outras atitudes podem ajudar na economia, como usar a TV apenas quando necessário, ajustar o brilho da tela e investir em aparelhos com selo Procel, que indica televisores com eficiência energética