A sonda da Nasa, Parker Solar Probe, alcançou um marco histórico na exploração espacial ao atingir a menor distância já registrada de um objeto feito pelo homem ao Sol. Na última terça-feira (24), véspera de Natal, a espaçonave chegou a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar, estabelecendo um novo recorde.
Neste feito impressionante, a Parker viajou a uma velocidade de 690.000 km/h, tornando-se também o objeto mais rápido já construído. Segundo a Nasa, essa velocidade permitiria cruzar a distância entre Filadélfia e Washington, D.C., em apenas um segundo.
Sonda da Nasa enfrentou calor 500 vezes maior que em dias mais quentes na Terra
O feito monumental ocorreu às 8h53 (horário de Brasília) e bateu o recorde de aproximação com o Sol. A estrutura foi exposta a temperaturas que superaram os 930 graus Celsius em um sobrevoo para coletar informações da atmosfera solar.
Durante a missão, a Parker atravessou plumas de plasma conectadas ao Sol. A aproximação foi tão próxima que é comparada a um surfista passando sob uma onda.
A espaçonave suportou temperaturas cerca de 500 vezes mais altas que o dia mais quente já registrado na Terra, conforme destacou o cientista do projeto no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Nour Raouafi.
A missão completará mais dois sobrevoos próximos nos dias 22 de março e 19 de junho de 2025. Operadores da missão aguardam um sinal da sonda da Nasa no dia 27 de dezembro de 2024, confirmando sua sobrevivência após este histórico voo hiperbólico. Acompanhe o marco histórico!