• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dicas de autocuidado para as festas de fim de ano: como e técnicas rápidas de relaxamento

Dezembro já está chegando ao fim. É hora de se reunir com a família e amigos para celebrar. Porém, nem tudo são flores nas festas de fim de ano, situações desafiadoras podem surgir e afetar sua saúde física e mental!  Por isso, o ND Mais separou dicas de autocuidado para você aproveitar as festividades de forma plena!

Dicas de autocuidado para curtir com a família

Confira dicas de autocuidado para curtir as festas de fim ano – Foto: Freepik/ND

Como se manter saudável nas festas de fim de ano?

Pode parecer um desafio se manter saudável nas festas de fim de ano, porém, é totalmente possível com atenção ao equilíbrio entre celebrações e dicas de autocuidado. O Ministério da Saúde recomenda adotar práticas simples, como evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, preferir alimentos mais saudáveis e nutritivos e beber bastante água.

Manter uma rotina de sono adequado é um dos pontos mais importantes para se manter enérgico e pronto para as festas de fim de ano. Madrugar ou dormir menos de 7 horas, quantidade de sono recomendada para adultos, pode comprometer o seu bem-estar.

Mulheres se abraçando no Natal

Essas dicas de autocuidado vão melhorar a sua saúde mental e corporal durante as festas – Foto: Freepik/ND

Confira as dicas de autocuidado para festas de fim de ano:

  • Modere o consumo de álcool: o alto consumo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano pode acarretar problemas de saúde, como enrijecimento das artérias, além de aumentar o risco de acidentes vasculares e infarto. De acordo com a Unimed (Cooperativa de Saúde), se for beber, intercale com água e nunca dirija após consumir álcool.
  • Cuidados com a alimentação: procure substituir alimentos gordurosos por opções mais saudáveis, como óleos vegetais e castanhas. A Unimed recomenda incluir frutas como maçã e melancia para consumir antioxidantes que ajudam a combater radicais livres. Prefira alimentos ricos em fibras, verduras, legumes e carnes magras para uma alimentação equilibrada.
  • Proteção solar: se for à praia ou ficar ao ar livre, use protetor solar com fator de proteção acima de 30 e reaplique a cada duas horas para proteger sua pele dos raios ultravioleta, que podem causar câncer de pele.
  • Hidratação: beba bastante água para manter o corpo hidratado, pois ajuda a manter a energia e o bem-estar durante as festas de fim de ano.
  • Descanso: especialistas recomendam dormir pelo menos 8 horas por dia para garantir que seu corpo e mente estejam bem descansados.
  • Segurança alimentar: confira sempre as condições de higiene dos alimentos, como embalagem, rótulo e validade, e proteja-os de pragas e vetores. O Ministério da Saúde recomenda higienizar frutas, verduras e legumes com água corrente e deixar de molho em uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para um litro de água, durante 15 minutos.
  • Equilíbrio emocional: lembre-se de que as festas são momentos de comemoração, portanto, relaxe e esteja com as pessoas que você ama. Cuide do seu estado emocional, praticando momentos de pausa e descanso quando necessário.

Dicas de autocuidado: confira técnicas de meditação guiada para relaxamento

Mulher escutando meditação guiada no celular durante o Natal

Entre as dicas de autocuidado está a meditação guiada que pode trazer muitos benefícios para o corpo – Foto: Freepik/ND

De acordo com o site GreenTable, a meditação guiada é uma prática que ajuda a equilibrar emoções e reduzir o estresse físico e psicológico, sendo uma ótima alternativa para iniciantes ou pessoas com dificuldade de manter o foco.

Ao contrário da meditação tradicional, a meditação guiada é conduzida por um professor ou especialista, que orienta através de palavras, imagens ou música. Seu benefícios são vários, como: alívio do estresse, relaxamento, aumento da concentração, redução da ansiedade e da depressão, melhora do sono e aprimoramento da memória.

A meditação guiada é recomendada para iniciantes e para aqueles que têm dificuldades emocionais, mas não substitui o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira vídeos de especialistas que fazem meditação guiada:

Canal Poetoterapia

Canal Yoga Mudra Raissa Zoccal

Canal Yoga para Você

Canal Camila Zen

Adicionar aos favoritos o Link permanente.