O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, aposta na inovação para superar desafios e aumentar a competitividade no setor industrial. A transformação digital e a inovação são pilares essenciais para potencializar a produtividade das indústrias, especialmente em um cenário competitivo como o do Paraná. Atuando nessa frente, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Senai Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e do Sebrae/PR, tem liderado iniciativas estratégicas que colocam a tecnologia e a inovação no centro das operações industriais.
Oportunidades para elevar a produtividade
Uma das iniciativas mais relevantes é a Jornada da Produtividade, criada para atender às demandas das micro e pequenas empresas (MPEs) que buscam aumentar a competitividade por meio da digitalização e eficiência operacional. Com 12 etapas estruturadas, o programa identifica gargalos produtivos, promove consultorias especializadas e oferece acesso a linhas de crédito exclusivas.
De acordo com Jackson Bisi, vice-coordenador do Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Fiep, “o desafio é desmistificar temas como transformação digital e inovação, além de engajar as indústrias para perceberem o potencial de crescimento que essas estratégias oferecem”.
Além disso, a Jornada já trouxe resultados expressivos, como aumento médio de 60% na produtividade e redução de até 10% no consumo de energia. O programa não só promove avanços tecnológicos, mas também atualiza competências técnicas dos profissionais industriais, preparando-os para os desafios da Indústria 4.0.
Conectando inovação e maturidade digital
Outro ponto de destaque é a mobilização que a Fiep realiza junto aos 43 ecossistemas de inovação do estado. Por meio de oficinas regionais, eventos e parcerias, a entidade aproxima as indústrias da academia e de soluções tecnológicas. “Nosso objetivo é colocar as indústrias na pauta dos ecossistemas de inovação e vice-versa. Temos um campo imenso para aumentar a produtividade no Paraná”, reforça Bisi.
Nesse contexto, a parceria estratégica feita recentemente entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e do Senai Paraná, tem como objetivo impulsionar a competitividade e a produtividade das indústrias locais, promovendo uma integração mais forte entre universidades, empresas, governo e sociedade.
Transformação digital: um caminho para o futuro
A Fiep demonstra que é possível superar barreiras e fortalecer as indústrias, promovendo uma cultura de inovação que beneficia empresas de todos os portes. Com programas como a Jornada da Produtividade, o Paraná está pavimentando o caminho para se consolidar como referência em tecnologia e eficiência industrial no Brasil.
Quer aumentar a produtividade da sua indústria?
Faça agora a sua inscrição e participe. Acesse: https://www.senaipr.org.br/jornada-produtividade/