A testosterona é um hormônio importante para a saúde. Embora mais vinculada aos homens (é o principal hormônio masculino), as mulheres também produzem essa substância. E um nível baixo desse hormônio pode significar problemas. E como aumentar a testosterona?
Além de responder essa pergunta, a médica Bruna Scalco explica por que esse hormônio é tão importante para os homens e para as mulheres.
– A testosterona é um hormônio fundamental para a saúde, para o corpo humano, tanto para o homem, quanto para a mulher. Nos homens, ela é responsável pelas características de força muscular, libido, energia, vigor. Aquele homem que está na flor da idade está com a testosterona lá no alto. Aquele homem que envelhece com testosterona alta, boa, equilibrada, é um homem que vai envelhecer bem, com muita energia. Nas mulheres, ela também está relacionada à libido, à saúde dos ossos, à manutenção do bom humor – afirma a médica.
Bruna Scalco, assim, aponta sintomas relacionados à testosterona baixa. São eles:
- fadiga
- dificuldade em perder gordura
- redução da força muscular e aumento da flacidez
- diminuição da libido e da satisfação da vida sexual
- perda de cabelo ou enfraquecimento dos fios
- alterações de humor
Como aumentar a testosterona
Diante da importância, como aumentar a testosterona de forma natural? A médica aponta o caminho. São medidas relacionadas à dieta e ao estilo de vida:
- não reduzir o colesterol da dieta
- consumir proteínas em quantidades moderadas
- reduzir carboidratos
- fazer exercícios de alta intensidade
- cuidar do fígado
- tenha um bom sono
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.
Assista ao vídeo para saber mais sobre testosterona e como essas ações podem ajudar a aumentar o nível desse hormônio.