Na natureza existem muitas espécies com características incomuns. Com lagartos que se reproduzem sem machos e peixes que andam no fundo do oceano, existem cinco criaturas que podem impressionar no mundo animal.
Animais bizarros e raros
O mundo animal é cheio de curiosidades e algumas espécies chamam a atenção por suas características incomuns. Com formas de reprodução inusitadas e habilidades raras, eles se destacam pela estranheza.
Lagarto “mãe solteira”
Uma das descobertas mais impressionantes entre os animais bizarros é o lagarto Leiolepis ngovantrii, encontrado no Vietnã. Esse lagarto se reproduz por clonagem, ou seja, sem a necessidade de machos.
Esse tipo de reprodução, conhecido como partenogênese é raro, e cerca de 1% das espécies de lagartos têm essa capacidade.
O lagarto foi inicialmente encontrado em cardápios de restaurantes locais, antes de ser identificado como uma nova espécie pela ciência.
Peixe com “mãos”
Outro exemplo impressionante de animais bizarros é o peixe-mão (Brachiopsilus dianthus). O peixe-mão surpreendeu os cientistas pela sua aparência única e comportamento inusitado.
Encontrado nas águas da Tasmânia, esse animal marinho tem nadadeiras que funcionam como mãos, permitindo que ele caminhe ao invés de nadar.
Essa habilidade de “andar” no fundo do oceano o torna uma das criaturas mais incomuns e estranhas do mundo marinho.
Sapo narigudo
O sapo narigudo, encontrado no oeste da Colômbia, é um exemplo clássico de animal bizarro. Com um nariz longo e pontudo, esse sapo tem um comportamento reprodutivo único.
As fêmeas colocam seus ovos no chão da floresta e, em vez de passarem pela fase de girino, os ovos eclodem diretamente em sapos adultos.
Esse comportamento raro faz com que o sapo narigudo seja considerado uma das espécies de anfíbios mais estranhas já encontradas.
Macaco sem nariz
O macaco Rhinopithecus strykeri é outro exemplo de animal bizarro. O nariz incomum do macaco, uma adaptação à sua vida nas florestas úmidas, é uma das suas características mais marcantes.
Essa espécie tem um nariz tão achatado que, quando chove, o macaco espirra. Descobertos em 2010, esses macacos birmanêses são um exemplo claro de animais bizarros.
Além de sua aparência peculiar, o macaco também enfrenta sérias ameaças de extinção devido à caça e ao desmatamento.
Sanguessuga parente de dinossauros
A sanguessuga Tyrannobdella rex, descoberta na Amazônia peruana, é um dos animais bizarros da lista.
Recebeu o nome de “Tyrannosaurus rex” devido aos seus dentes grandes e afiados, que lembram os do famoso dinossauro. Apesar de parecer com o perigoso animal primitivo, a sanguessuga é praticamente inofensiva.
Segundo Mark Siddall, especialista em zoologia de invertebrados do Museu Americano de História Natural de Nova York, “as mordidas dessa nova criatura são relativamente pequenas”.
A Tyrannosaurus rex foi considerada uma das descobertas mais impressionantes de 2010.