Câmeras do circuito interno de segurança do aeroporto de Canela (RS), flagraram a aeronave Piper Aircraft taxiando poucos minutos antes de decolar neste domingo (22). Pouco tempo depois, houve a queda em Gramado, onde o avião colidiu contra uma loja e acertou uma pousada na sequência.
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, “as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram” após a queda em Gramado.
Como era avião envolvido na queda em Gramado
O avião que caiu em Gramado na manhã deste domingo era um bimotor da fabricante Piper Aircraft, modelo PA-42-1000, desenvolvido em 1977. A aeronave tem capacidade para dois tripulantes e até nove passageiros.
No caso do acidente deste domingo, o avião foi fabricado em 1990 e estava registrado com o prefixo PR-NDN. Nas últimas semanas, a aeronave realizou voos entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com dados registrados no site FlightAware.
No dia 14 de dezembro, o avião partiu de Jundiaí (SP) e seguiu para o município de Paraty (RJ). Já no dia 17, retornou da cidade fluminense para o interior de São Paulo. Na última sexta-feira (20), pousou em Canela, de onde decolou nesta manhã antes do trágico acidente.
De acordo com a Polícia Militar, entre oito e dez pessoas estavam na aeronave no momento da colisão. O avião seguia para São Paulo e atingiu uma casa, uma loja de móveis e um hotel, entre a avenida das Hortênsias, com a rua Ema Ferreira Bastos, na área Central de Gramado. O homem, que estava no primeiro andar da casa, conseguiu sair sem ferimentos.
Veja avião taxiando antes da queda em Gramado
*Com informações do portal R7.