• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cuidados com a alimentação dos pets no verão: veja como adaptar a dieta para o calor

Com a chegada da estação mais quente do ano, em 21 de dezembro, surgem alguns cuidados especiais. Com pets no verão não é diferente, já que a alimentação dos peludos precisa de ajustes.

A imagem mostra um cachorro, um dos pets no verão que precisam de cuidados especiais.

Pets no verão precisam de cuidados especiais, principalmente em sua dieta. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Cuidados com a dieta dos pets no verão

Segundo especialista do consultório veterinário Medivet, há ocasiões em que os pet precisam ser alimentados com uma dieta especial para ajudar a suportar condições climáticas diferentes, como o calor intenso do verão.

Por isso, existem algumas mudanças e dicas que podem ajudar tutores a garantir uma estação mais refrescante e confortável para seu animal de estimação.

Hidratação correta no verão

Manter o animal hidratado durante períodos de calor é indispensável. Porém, é preciso ter cuidado ao oferecer líquidos ao pet da forma correta.

A imagem mostra um cão bebendo água.

A ingestão de água gelada no verão escaldante, apesar de refrescar humanos, não é recomendado em excesso aos animais – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

De acordo com o nutricionista Dr. Brian Zanghi, a ingestão de água gelada no verão escaldante, apesar de refrescar humanos, não é recomendado em excesso aos animais.

“Pode causar o fechamento dos vasos que transportam o sangue na parte posterior da garganta”, revela o especialista. Por isso, o ideal é oferecer água fresca e em temperatura ambiente, para não prejudicar a saúde do pet.

Picolés caseiros

Apesar da ingestão de água gelada em excesso não ser recomendada, em casos de calor excessivo é possível oferecer um petisco refrescante para seu pet: picolé caseiro.

A imagem mostra um cachorro comendo picolé.

É possível oferecer picolés para refrescar os pets durante o verão. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Os picolés podem ser feitos em casa com ingredientes naturais e não perigosos para os cães, como algumas frutas e até mesmo caldo de carne caseiro, sem temperos.

Ofereça frutas

Além de serem o ingrediente ideal para picolés caseiros, existem algumas frutas e hortaliças que podem ajudar na hidratação e refrescar seus pets no verão.

A imagem mostra um gato comendo melancia.

Alguns alimentos naturais podem ajudar a sensação de calor para pets no verão. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Segundo a veterinária Amy Flowers, professora na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, alguns alimentos naturais podem ajudar a inibir a sensação de calor no verão, tais como:

Pepino: O pepino é um bom lanche para os animais que precisam perder um pouco de peso, pois é baixo em calorias. Ele também tem muitas vitaminas e muito poucos carboidratos.

Abacaxi: Se você quer uma dose poderosa de nutrientes, é difícil superar o abacaxi. Ele é cheio de vitaminas e minerais, além de cálcio, fósforo e zinco.

Melancia: Desde que você remova a casca e as sementes, a melancia é um ótimo petisco para pets. Ela é cheia vitaminas como  potássio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C. Como é composta principalmente de água, ela também é hidratante em dias quentes.

Observe o comportamento do pet

Apesar das dicas para cuidar da alimentação e de pets no verão, cada animal possui sua própria forma de reagir ao calor.

“A tolerância à temperatura é altamente individualizada e é importante saber o nível de conforto do pet, seja tolerância ao calor ou ao frio”, explica Dr. Joe Spoo, especialista em medicina esportiva veterinária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.