Já é uma tradição: basta dezembro chegar, que não só as ruas ficam iluminadas e decoradas, mas os streamings e cinemas também ganham as cores dessa época especial. Os filmes de Natal são uma ótima pedida para aproveitar as delícias da data, juntar a família e se emocionar com histórias únicas.
Das clássicas comédias às aventuras de ação, tem filmes de Natal para todos os gostos e idades. E o melhor é que essas produções trazem uma sensação de conforto e esperança, tornando a experiência de assistir os longas ainda mais divertida.
Filmes de natal: os melhores títulos para assistir no fim de ano
Quem não acompanha de perto pode achar que filme de Natal é tudo igual: cenas clichês, famílias em crise, um acontecimento especial e tudo se resolve no final.
Bem, muitos deles seguem essa fórmula, mas a verdade é que ela funciona muito bem em um período do ano em que estamos com as emoções em alta e desejando estar perto dos entes queridos.
Contudo, por mais que muitos considerem os filmes de Natal um gênero a parte, tem opções para todos os gostos, como animações, filmes de romance, comédias, dramas e até mesmo terror. Ou seja, ninguém fica de fora da atmosfera natalina.
Filmes de Natal para se apaixonar
As histórias de romance no Natal se parecem bastante: inicialmente, duas pessoas parecem incompatíveis e até brigam.
Mas aos poucos, vão percebendo que tem mais em comum que imaginaram e o clima natalino torna tudo mais mágico.
1. O Amor Não Tira Férias, de 2006
Duas mulheres bem sucedidas na carreira buscam novos ares para acabarem com a sina de desencontros amorosos.
Com a premissa de mudança e um elenco de peso (Cameron Dias, Jude Law, Kate Winslet e Jack Black), a trama mostra que uma nova chance pode aparecer com a partir de um chacoalhar na rotina.
Onde assistir: Globoplay, Netflix, Apple Tv, Prime Video
2. Simplesmente Amor, de 2003
Por falar em elenco estelar, não podemos nos esquecer de “Simplesmente Amor”, que reuniu atores conhecidos pelo público, inclusive o brasileiro Rodrigo Santoro.
Ambientado em Londres durante o Natal, o longa amarra nove histórias e personagens diferentes diante de uma emoção universal: o amor.
Onde assistir: Google Play Filmes, Apple TV
3. Solteiro até no Natal, de 2021
Todos os anos, a Netflix aproveita a data para lançar produções inéditas. Em 2021, um dos filmes de Natal do streaming foi “Solteiro Até o Natal”, que inovou a trazer a temática de um casal gay para a trama.
Na história, Peter (Michael Urie) convence o amigo Nick (Philemon Chambers) a fingir que é seu namorado para apresentá-lo à família. No entanto, a mãe do protagonista tem outro pretendente para apresentar ao filho.
Onde assistir: Netflix
4. Uma segunda chance para amar, de 2019
Kate (Emilia Clarke) é a típica jovem londrina desajustada, que o ano todo trabalha vestida de elfa em uma loja natalina.
Tudo muda quando ela conhece Tom (Henry Gouding), que passa a lhe mostrar um lado mais leve da vida.
Com um final surpreendente, o filme é embalado por uma música clássica de Natal, “Last Christmas”, do Wham!
Onde assistir: Prime Video, Netflix, Globoplay, Google Play Filmes, Apple Tv
5. Alguém avisa?, de 2020
Nem sempre conhecer os familiares da namorada é algo fácil, ainda mais quando eles não sabem que a filha é lésbica.
Essa é a sinopse reduzida de “Alguém Avisa?”, filme de Natal com Kristen Stewart e Mackenzie Davis. O longa fala sobre os relacionamentos modernos e o convívio com familiares conservadores na época de Natal.
Onde assistir: Prime Video, Google Play Filmes
6. Um match surpresa, de 2021
Imagine que você conhece o homem perfeito num aplicativo de relacionamentos, atravessa o país para conhecê-lo, mas quando chega no dia do encontro, descobre que foi enganada por outro cara com estilo totalmente diferente do que havia imaginado.
Essa é a sina de Natalie (Nina Dobrev), que agora vai ter que conviver com a família do novo namorado, enquanto procura seu crush ideal durante as festas de fim de ano.
Onde assistir: Netflix
Filmes de Natal para se divertir
Comédias natalinas são sempre bem-vindas e são capazes de tirar mais que risadas, mas boas reflexões sobre as relações e sentimentos humanos.
Nessa seleção, tem comédia de todos os tipos e algumas delas são indispensáveis para qualquer cinéfilo.
7. Um duende em Nova York, de 2002
Por um acidente, Buddy (Will Ferrell) foi levado para o Polo Norte e criado com um dos duendes de Papai Noel.
Já adulto e completamente deslocado, ele volta a Nova York à procura do pai (James Cann), um empresário de negócios.
A dinâmica entre a seriedade de Cann com a infantilidade do personagem de Ferrel é a razão de boa parte da graça do filme, que aposta no improvável para fazer o público rir.
Onde assistir: Max, Prime Video, Google Play Filmes, Apple Tv
8. Menores desacompanhados, de 2006
Comédia infanto/juvenil, o filme trata da história de cinco crianças que estão presas no setor de “Menores Desacompanhados” do aeroporto durante uma nevasca.
Cansados de esperar uma resolução dos adultos, a trupe decide elaborar um plano para fugir do local.
Entre os jovens atores, destaque para Tyler James Williams, famoso dos brasileiros por interpretar Chris na série “Todo Mundo Odeia o Chris”.
Onde assistir: Apple Tv, Prime Video
9. Gremlins, de 1984
Misturando terror com humor, esse clássico dos anos 80 amedrontou muitas crianças da época, graças a aparência repugnante dos monstrinhos.
Contudo, esse filme de Natal deixou duas lições principais: nada de comprar presentes suspeitos e muito menos descumprir as instruções de uso.
Onde assistir: Max, Prime Video, Google Play Films, Apple Tv
10. Um Herói de Brinquedo, de 1996
Até então conhecido pelos filmes de ação, na década de 90, Arnold Schwarzenegger se aventurou pelos longas de comédias com crianças.
Em “Um Herói de Brinquedo”, ele interpreta Howie, um pai muito ocupado que deixa para comprar o presente mais disputado pelas crianças na última hora.
Além da corrida contra o tempo, ele terá que enfrentar o carteiro Myron (Sinbad) para levar o brinquedo para seu filho.
Onde assistir: Disney +
11. Esqueceram de Mim, de 1990
É impossível falar de filmes de Natal e não lembrar o que é preferido de muitos, principalmente de quem cresceu na época: “Esqueceram de Mim”.
A jornada de Kevin (Macaulay Culkin) de viver sozinho no Natal por alguns dias e inventar mil armadilhas para defender sua casa dos ladrões é simplesmente impagável e ainda rende cenas emocionantes.
Onde assistir: Disney +
12. O Grinch, de 2004
Outra preciosidade que é a cara do Natal é “O Grinch”, protagnizado pelo genial Jim Carrey. No longa, o ator dá vida ao Grinch, figura excêntrica que tem o objetivo de arruinar a data mais especial do ano.
Todo o propósito de se vingar dos seus traumas ganha uma nova camada quando ele conhece Cindy Lou (Taylor Momsen), uma pequena garotinha que deseja descobrir o significado do Natal.
Onde assistir: Prime Video, Google Play Filmes, Apple Tv
13. Tudo bem no Natal que vem, 2020
Quem disse que o Brasil não tem filme de Natal? Esse longa foi a primeira produção de Natal da Netflix no país e trouxe o comediante Leandro Hassum num papel que vai além das risadas.
Misturando comédia com a fórmula do ciclo temporal, o cerne da trama rodeia Jorge (Hassum), um homem cético, pois nasceu no dia 25 de dezembro. Acontece que após um acidente, ele passa a viver o Natal todos os dias, mudando a sua perspectiva.
Onde assistir: Netflix
Filmes de natal para se encantar
A mágica natalina é totalmente evidenciada nas telas pelas animações, que não são apenas filmes para crianças. Muito bem produzidas, essas produções são capazes de emocionar qualquer um que decida dar uma chance a elas.
14. O Expresso Polar, de 2004
Dirigido pelo consagrado diretor Robert Zemeckis, essa animação digital é bastante celebrada por seus efeitos visuais e tom da mensagem transmitida.
O longa de Natal conta a história de um menino que com outras crianças emborca num trem com destino ao Polo Norte.
Mais que mostrar que a magia nunca morre, o filme conta com nada mais que Tom Hanks dublando o Papai Noel.
Onde assistir: Prime Video, Google Play Filmes, Apple Tv
15. A Origem dos Guardiões, de 2004
Mergulhando no mundo da imaginação, esse filme de Natal conta a história de Jack Frost, garoto que controla o inverno e se junta com o time de protetores para impedir Breu, de usar seus poderes para aterrorizar o mundo.
O diferencial da trama é dar outra importância para figuras míticas e contar com um elenco de dubladores incrível, com Jude Law, Chris Pine, Hugh Jackman e Isla Fisher.
Onde assistir: Globoplay, Prime Video, Apple Tv
16. Klaus, de 2019
Animação mais recente dessa lista, “Klaus” é uma produção dos Estados Unidos com a Espanha que se propõe a recontar a tradição de Natal.
A aventura narra a saga de um carteiro egoísta e um fabricante de brinquedos um tanto solitário, cultivando uma amizade inesperada e levando alegria a uma cidade sombria.
Onde assistir: Netflix
17. O estranho mundo de Jack, de 1993
Um musical animado estrelado por uma criatura estranha, conhecida como o Rei das Abóboras, que decide deixar o Dia das Bruxas para trás, só pode ter saído da cabeça de uma pessoa: Tim Burton.
Cercado de nostalgia, esse filme de Natal trouxe para a cultura pop a figura do carismático Jack Skellington, que, no fundo, só queria aproveitar um pouco da magia natalina.
Onde assistir: Disney +
Bônus: um filme de Natal para deixar a adrenalina correr solta
Filme de Natal com ação? Isso é possível? Sim, algumas vezes Hollywood mostrou que essa mistura também pode ser uma fórmula de sucesso, transformando ela em uma franquia super famosa.
18. Duro de Matar, de 1988
Por muito tempo, havia uma discussão se o filme “Duro de Matar” era natalino ou não? Hoje, é praticamente consensual que a resposta é afirmativa.
No longa, Bruce Willys dá vida a John McClane, um policial que irá visitar a família no Natal, mas no meio da festa de confraternização da empresa da esposa, percebe que é único que poderá deter o vilão Hans Grubber (Alan Rickman) de roubar a firma.
Onde assistir: Disney +