Projeto capacita estudantes de escolas públicas, promovendo o turismo cultural Criatividade na Tela durante 7º Fórum de Turismo
Divulgação/Viva Filmes/Louise Ribeiro
O Projeto Criatividade na Tela revela o talento de jovens entre 15 e 18 anos de escolas públicas de Santos. A iniciativa, com realização do Fundo Nacional de Cultura, sob a Lei de Incentivo à Cultura, apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e patrocínio da Bandeirantes Deicmar Logística Integrada, proporciona uma experiência transformadora ao unir educação, cultura e tecnologia.
Dedicando o tempo ao aprendizado
Ao longo de quatro meses, os alunos participaram de encontros aos sábados e feriados, dedicando cinco horas diárias à produção de conteúdos audiovisuais. O envolvimento foi enfatizado por Andrea Neris, diretora institucional do Santos Convention e Visitors Bureau e idealizadora do projeto: “Vocês já viram jovens abrindo mão de sábados e feriados? Eles existem, eles estão aqui. São sábados e feriados, cinco horas por dia, que eles dedicaram ao aprendizado e à criação”.
Com total liberdade criativa, os participantes desenvolveram roteiros, captaram imagens, dirigiram cenas e editaram os vídeos, que exploraram locais de turismo cultural e de negócios, como o Museu do Porto, Museu do Café, Pinacoteca Benedito Calixto, Associação Comercial e Parque Tecnológico. O objetivo era destacar esses espaços sob uma perspectiva jovem, promovendo uma comunicação acessível e inovadora.
Uma jornada de aprendizado
Giba Vieira, diretor de audiovisual no projeto e experiente profissional, compartilhou conhecimento técnico e inspiração: “O audiovisual me resgatou. Eu agarrei um curso de cinema para não largar mais. Estou há 15 anos no audiovisual, e o mais importante é que eu estou aprendendo com essa turma. A partir do momento que conseguimos trabalhar ideias, esse é só o começo”.
A experiência prática aliada ao incentivo cultural proporcionou aos jovens habilidades que vão além do universo do cinema. Isabelle, uma das alunas, destacou a importância do aprendizado e da vontade de fazer acontecer.
“O diferencial é que nós nos envolvemos e temos vontade de fazer acontecer. Graças ao Giba, à Andrea e à Jéssica, estamos conseguindo. Hoje em dia as redes sociais são um grande canal de comunicação, então além do cinema, estamos aprendendo sobre essa linguagem também”.
Produções de alunos foram transmitidas durante 7º Fórum de Turismo
Raphaella Santucci/LEAD Mkt Digital
Apoio e estrutura para transformação
O sucesso do projeto também é fruto da ampla rede de parceiros e apoiadores que ofereceram suporte ao Criatividade em Tela. Entre eles estão organizações como Visite Santos, Oiti, RHF Talentos, Mood Marketing, Nunes Projetos Incentivados e Viva Filmes. Essa rede de apoio foi essencial para que os jovens tivessem à disposição recursos técnicos, espaços culturais e mentoria durante as etapas de produção.
Um olhar jovem sobre o turismo
As duas produções apresentadas no Fórum de Turismo destacaram locais que nem sempre são amplamente divulgados para as novas gerações. Com isso, o projeto promoveu um diálogo mais acessível entre os espaços culturais e os jovens. “Era essa criação que queríamos proporcionar: algo feito por eles e para eles”, afirmou Andrea.
Transformação que vai além do audiovisual
O projeto reforça o potencial do audiovisual como ferramenta de transformação social, mostrando que iniciativas culturais podem ser um ponto de partida para o desenvolvimento humano e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade.
Como bem resumiu Giba Vieira: “Esse é só o começo.” A aposta em projetos como o Criatividade em Tela prova que é possível unir cultura, educação e tecnologia para impactar positivamente o futuro de uma geração. Os vídeos serão exibidos com legendas em inglês e com acessibilidade, respeitando o objetivo inclusivo. Eles serão disponibilizados nas redes sociais do Projeto.