Com inteligência artificial e especialistas em tributação, a Marins Consultoria reduz significativamente impostos mensais e renegocia parcelas em atraso com eficiência. Eliézer Marins, da Marins Consultoria: ferramenta baseada em IA identifica créditos tributários em 24 horas usando apenas o CNPJ da empresa.
Assessoria
Em um cenário de alta carga tributária e desafios econômicos, a inadimplência fiscal das empresas brasileiras alcança níveis preocupantes, trazendo riscos financeiros, legais e reputacionais. Segundo dados da Serasa Experian, em setembro deste ano havia mais de 6,9 milhões de companhias inadimplentes de todos os portes, sendo 6,5 milhões delas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com débitos que incluem não apenas fornecedores, mas também tributos.
Com inteligência artificial e especialistas em tributação, a Marins Consultoria reduz significativamente impostos mensais e renegocia parcelas em atraso com eficiência.
Assessoria
O que acontece se a minha empresa não pagar os impostos? Quando uma empresa deixa de pagar impostos, os impactos vão muito além de juros e multas que podem ultrapassar 20% do valor devido. A inadimplência pode desencadear problemas como restrição de crédito, dificuldade em participar de licitações públicas e até o bloqueio de contas bancárias por ordem judicial. Em casos extremos, gestores podem, inclusive, responder judicialmente por crimes tributários, o que compromete tanto a continuidade do negócio quanto a imagem da empresa.
Como resolver esse problema?
A regularização fiscal exige planejamento e ações concretas. O primeiro passo é levantar eventuais débitos, de preferência com a ajuda de consultorias especializadas. Com mais de 55 anos no mercado e clientes de peso, como Kopenhagen, GM América do Sul, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e L’Oréal Brasil, a Marins Consultoria, por exemplo, investiu em tecnologia para fazer esse levantamento de forma rápida e segura. “Criamos uma ferramenta exclusiva que identifica créditos tributários em 24 horas usando apenas o CNPJ da empresa”, destaca Eliézer Marins, advogado na Marins Consultoria.
O próximo passo, diz ele, é buscar a renegociação da dívida por meio de programas de parcelamento, como o Refis (Programa de Recuperação Fiscal), que costuma oferecer descontos em multas e juros. “A adesão a esses programas ajuda empresas a reorganizarem suas finanças sem comprometer o fluxo de caixa.”Será que estou pagando impostos a mais? Mas a inadimplência não é o único problema das empresas brasileiras. Referência na área tributária, Marins destaca que é preciso ficar atento para evitar novos atrasos, assim como pagamentos desnecessários.
A Marins Consultoria investiu em tecnologia para fazer esse levantamento de forma rápida e segura.
Assessoria
Ele tem razão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. E é aí que se faz necessária, mais uma vez, a ajuda de um especialista. Faz parte do trabalho da Marins, por exemplo, mapear oportunidades de economia fiscal, encontrar a melhor forma de enquadramento tributário dessas empresas, e oferecer a elas soluções como precatórios federais exclusivos e crédito para pagamento de impostos.
A compensação de créditos tributários é uma ferramenta legal que permite a uma empresa usar valores que tem a receber da Fazenda Pública para pagar seus débitos tributários. Funciona como um “encontro de contas”: se a empresa é ao mesmo tempo credora (possui créditos reconhecidos) e devedora (possui tributos a pagar), os valores podem ser compensados para quitar o débito.
“Com esse tipo de estratégia, nossos clientes conseguem economizar até 70% na quitação de impostos atrasados e 30% no pagamento dos tributos mensais”, diz o Marins. “Resolver a inadimplência fiscal não é apenas uma questão de sobrevivência; é uma forma de garantir competitividade no mercado e sustentabilidade a longo prazo.”