• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Como escolher a melhor escola para o seu filho?


Confira uma lista com cinco dicas para não errar na hora de escolher o ambiente que irá preparar seu filho para o mundo. A época de final de ano é chave para muitos pais. O momento é fazer um balanço de como foi a educação do filho ao longo do ano e se é necessário mudar de escola ou permanecer na mesma. E caso a primeira opção seja a ideal, o processo de escolher a melhor escola para seu filho exige muito cuidado e atenção.
Por isso, criamos uma lista de cinco dicas essenciais para não errar na hora de escolher o melhor para seu filho. Afinal de contas, é na escola que muitos valores que o acompanharão para a vida são formados.
1. Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica de uma escola é mostrar o que a escola espera dos seus alunos e como ela ajudará no processo de aprendizado durante toda a formação escolar. É obrigação legal que toda a escola forneça aos pais o projeto pedagógico, demonstrando esses compromissos, que são firmados a partir do momento em que o aluno chega à escola.
Anilce Bittencourt Littke, diretora pedagógica da Educação Adventista reforça a importância de se conhecer a proposta antes da matrícula, a fim de esclarecer os fundamentos, objetivos, conteúdos e os sistemas de todas as etapas da educação de cada escola.
“Vale ressaltar que a construção e o compartilhamento do saber sistematizado são de responsabilidade da escola, em parceria com a família”, diz.
2. Estrutura física
A segunda dica de ouro na hora de escolher uma escola para seu filho é verificar a estrutura física e comprovar se ela atende às exigências e normativas, bem como se oferece um ambiente seguro e acolhedor para as crianças.
É preciso espaços adequados tanto para o estudo, com salas de aula arejadas e que incentivam o protagonismo dos alunos, como também outros lúdicos, a fim de incentivar novas práticas cotidianas.
Outra dica na hora de escolher a estrutura física é averiguar as quadras esportivas, biblioteca, espaços de refeição e como eles são integrados para promover a formação humana e escolar das crianças.
Pexels
Divulgação
3. Valores e ensinamentos
O ensino só é eficaz à medida que alunos e professores conseguem estabelecer a integração entre os conteúdos e os valores vividos e definidos, tornando o aprendizado algo útil para a vida. Isso significa, em outras palavras, que é primordial para a educação saber a aplicabilidade e os motivos para tal desenvolvimento, possibilitando o aprendizado que transforma vidas.
Assim, os valores ensinados na escola, auxiliados pela família em casa, habilitam os estudantes a um estilo de vida baseado nas coisas que verdadeiramente importam, como a família, as relações humanas, a fé e a compreensão de comunidade e diversidade.
Entre os valores e princípios de cada escola também deverá estar inclusa a formação e o desenvolvimento de habilidades complementares de cada ser humano, principalmente ligados aos aspectos físicos, humanos, mentais, socioafetivos e espirituais.
4. Ensino bilíngue
O mundo contemporâneo exige que as crianças sejam globais e consigam pensar os conteúdos em diferentes línguas. Por isso, a educação bilíngue surge como um diferencial muito importante na hora da escolha de onde seu filho deve estudar.
Escolas bilíngues precisam ter como fundamento não as aulas de inglês ou espanhol no currículo, mas sim de aprender os mesmos conteúdos em duas línguas diferentes, fazendo parte de um processo que integre a leitura, escrita, falar em público e improvisar nas diferentes línguas.
5. Cuidado com a vida e o desenvolvimento
Antes de escolher a escola ideal, procure entender se a mesma está comprometida com a vida e o desenvolvimento de habilidades de seu filho. Isso inclui atividades complementares, matriz curricular, qualidade do ensino e o ambiente escolar. Além disso, cabe ainda averiguar como é feito o suporte para diferentes questões, desde as para atividades físicas até para as emocionais.
Dessa maneira, analise a qualificação da equipe pedagógica e também dos professores envolvidos no processo, como também nos compromissos firmados pela escola com o desenvolvimento dos alunos. A dedicação dos educadores é decisiva na transformação do aprendizado em algo mais eficiente para os alunos.
Pexels
Divulgação
Escolha o compromisso com o aprendizado amplo e completo
A escolha de uma escola ideal é uma preocupação que deve passar pela conversa com a família inteira, dando espaço também para a criança dizer das suas vontades e sua opinião. Ainda assim, como é parte do processo formador, os pais necessitam levar em conta todos os elementos da lista de modo cuidadoso e abrangente.
A educação Adventista, por exemplo, está há mais de 120 anos em atuação no Brasil, tendo 77 unidades escolares espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São mais de 42 mil estudantes sendo formados como cidadãos preparados para os desafios do mundo contemporâneo, ultrapassando a ideia do ensino apenas como um processo. A educação Adventista integra os estudantes, colocando-os como protagonistas do conhecimento, estimulados a transformar o mundo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.