Graduação é 1º lugar no Ceará, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, e agora avaliado com nota 5 pelo MEC A matriz curricular do curso, que segue o modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas, é composta por 69% de atividades práticas
Gabriel Rissi
O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, reafirma sua excelência ao conquistar, mais uma vez, a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Reconhecido com nota 5 desde 2012, o curso ocupa o 1º lugar no Ceará, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, e é avaliado com quatro estrelas no Guia da Faculdade.
“Esta avaliação assegura que estamos atendendo aos padrões exigidos pelo MEC, garantindo a excelência pedagógica, técnico-científica e humanística na formação do egresso da Unifor. A nota máxima de reconhecimento valida a qualidade da formação oferecida e fortalece a reputação institucional perante a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho”, afirma a professora Rejane Brasil, coordenadora do curso de Medicina da Unifor.
A coordenadora do curso ressalta que um dos fatores determinantes para a renovação da nota máxima pelo MEC é o fato de a graduação estar inserida em uma universidade que se destaca pela atuação nos pilares do ensino, pesquisa e extensão. “Esses três pilares sustentam as atividades acadêmicas do curso e garantem a formação de profissionais completos e comprometidos com a sociedade”, afirma.
+Por que somos referência em educação médica no Brasil?
A graduação em Medicina da Unifor mantém ainda uma organização didático-pedagógica sólida, com foco na responsabilidade social. Sua matriz curricular adota uma abordagem problematizadora que integra o aluno às políticas públicas de saúde e às linhas de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo uma formação alinhada às demandas do setor.
Além disso, o curso está plenamente estruturado para oferecer aos estudantes os recursos necessários para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A Unifor disponibiliza infraestrutura de ponta, que inclui laboratórios modernos, biblioteca atualizada, um centro de referência em saúde e tecnologias educacionais avançadas. Todo esse aparato é complementado por um corpo docente altamente qualificado, com sólida formação acadêmica e vasta experiência clínica.
Medicina é na Melhor!
Entre os diferenciais que sustentam esse desempenho, destaca-se a infraestrutura oferecida pela Unifor, representada pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). O complexo médico-hospitalar realiza mais de 300 mil atendimentos por ano, entre procedimentos simples e de alta complexidade, beneficiando pacientes de Fortaleza e interior do estado.
Outro ponto de destaque é a metodologia de ensino inovadora. O curso adota o modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL), que coloca o aluno no centro do processo educacional, desafiando-o a resolver problemas clínicos reais desde o primeiro semestre.
Essa abordagem é complementada por parcerias estratégicas com as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, além do Governo do Estado, que proporcionam aos estudantes inserção em múltiplos cenários da prática médica na rede pública.
“Primamos por uma metodologia ativa em todas as estratégias educacionais do curso. Fazemos isso por meio da integração com a Rede de Saúde, parcerias com hospitais, unidades básicas de saúde e serviços especializados, proporcionando experiências diversificadas em diferentes níveis de atenção”, pontua Rejane Brasil.
Durante a graduação, os estudantes são constantemente incentivados a participar de projetos de inovação e pesquisa, contribuindo para a produção científica e o avanço do conhecimento na área médica. Eles também têm a oportunidade de apresentar trabalhos em congressos, publicar em periódicos acadêmicos e ampliar suas perspectivas por meio de intercâmbios e experiências internacionais em renomadas instituições de ensino e saúde ao redor do mundo.
Com uma matriz curricular composta por 69% de atividades práticas, um corpo docente altamente qualificado e uma estrutura que alia tecnologia e humanização, o curso de Medicina da Unifor prepara profissionais para liderar o cuidado à saúde. Esses médicos são formados para enfrentar desafios, buscar soluções inovadoras e atuar com ética e sensibilidade, contribuindo para a efetivação do princípio constitucional de saúde para todos.
“Em toda a formação, destacamo-nos pelo foco na humanização, oferecendo uma educação que vai além do domínio técnico, valorizando a empatia, a comunicação e o cuidado integral com o paciente”, conclui a coordenadora.