• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Diplomação oficializa as eleições de prefeito, vice e vereadores em São José dos Campos, SP


A diplomação aconteceu na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (19). Anderson Farias (PSD) discursa durante a diplomação na Câmara Municipal
Reprodução/Câmara Municipal de SJC
A eleição do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores de São José dos Campos (SP) foram oficializadas com a diplomação da Justiça Eleitoral, na tarde desta quinta-feira (19).
A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal, com início às 14h e encerramento por volta das 16h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A diplomação confirma que os candidatos mais votados nas eleições estão aptos para assumir os cargos para os quais foram eleitos. Durante a cerimônia, eles recebem um diploma da Justiça Eleitoral, que legitima os mandatos e confirma a validade do processo eleitoral.
Reeleito, o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD), esteve presente e agradeceu, principalmente, à família pela continuidade no cargo e falou sobre a legalidade do processo eleitoral.
“Emoção de ver os colegas, vereadores eleitos e reeleitos, em um momento importante da democracia. Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar. A gente sabe o quanto é difícil chegar nesse momento do processo eleitoral. O processo eleitoral passa dentro de algumas divergências, no sentido da competição de estarem todos atrás dos votos, mas tudo foi democrático e a Justiça Eleitoral prova isso nesse momento, com a diplomação, confirmando o resultados das urnas e a legalidade do processo. Estamos aptos no dia 1° de janeiro a assumirmos nossos cargos e postos”, afirmou Farias.
Ele também pediu união de todos os setores da cidade para São José continuar crescendo e garantiu que vai governar para todos.
“Ninguém faz nada sozinho, não é só o executivo. É o executivo, legislativo, judiciário, entidades, igrejas, sociedade civil. Cada cidadão tem as suas responsabilidades. Vejo aqui lideranças de bairro, que fazem grande diferença também.”
“No dia 31 de dezembro, daqui alguns dias, a gente encerra esse ciclo de forma positiva, honrando e entregando todos os compromissos. E depois se inicia um novo ciclo. Que a gente tenha novos compromissos, novos desafios. Assim o cidadão joseense exige. Como prefeito eleito, vou governar para todos. Aqui não tem partido, não tem bandeira, não tem denominação. A única é o brasão do município de São José dos Campos. Que a gente possa trabalhar em prol de uma sociedade melhor”, completou o prefeito de São José.
Câmara de São José dos Campos
Charles de Moura/PMSJC
Além de Anderson Farias, foram diplomados o vice-prefeito, Coronel Wilker (MDB), e o 21 vereadores que também foram eleitos na cidade:
Amélia Naomi (PT) – 8.679 votos
Fabião Zagueiro (PSD) – 8.310 votos
Thomaz Henrique (PL) – 8.221 votos
Roberto Chagas (PL) – 8.017 votos
Fernando Petiti (PSDB) – 7.726 votos
Marcão da Academia (PSD) – 7.386 votos
Zé Luís (PSD) – 6.891 votos
Renato Santiago (União) – 6.051 votos
Juliana Fraga (PT) – 5.937 votos
Carlos Abranches (Cidadania) – 5.852 votos
Rafael Pascucci (PSD) – 5.801 votos
Roberto do Eleven (PSD) – 5.674 votos
Lino Bispo (PL) – 5.274 votos
Claudio Apolinário (PSD) – 4.926 votos
Marcelo Garcia (PRD) – 4.780 votos
Milton Vieira Filho (Republicanos) – 4.410 votos
Senna (PL) – 4.222 votos
Rogério da Acasem (PP) – 4.069 votos
Sidney Campos (PSDB) – 3.971 votos
Sérgio Camargo (PL) – 3.465 votos
Gilson Campos (PRD) – 3.347
Posse
Após a diplomação, o próximo passo no processo eleitoral é justamente a posse, que acontecerá às 10h do dia 1° de janeiro de 2025. Em seguida, às 15h, será celebrada a assunção aos cargos.
Anderson Farias.
Gabriel Blois Moreira /g1
Prefeito reeleito
Anderson (PSD) foi reeleito, em segundo turno, como prefeito de São José dos Campos (SP) para os próximos quatro anos. Ele venceu nas urnas o candidato Eduardo Cury (PL). O vice será Coronel Wilker (MDB).
O resultado foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 18h48 do dia 27 de outubro, com 92,78% das urnas apuradas.
Pouco depois das 19h, com 100% das urnas apuradas, segundo dados do TSE, Anderson teve 196,4 mil votos (58,26% dos votos válidos), ante 140,7 mil votos de Cury (41,74%).
A eleição em São José dos Campos teve 29,16% de abstenção, 4,60% de votos brancos e 6,74% de votos nulos.
Anderson (PSD) supera Eduardo Cury (PL) e é reeleito prefeito em São José dos Campos
Perfil
Anderson tem 49 anos, é casado, tem três filhos e é gestor público, com ensino superior completo. Ele foi vice de Felício Ramuth nas eleições de 2020 e tomou posse como prefeito em 2022, após Ramuth deixar o cargo para disputar as eleições do governo do estado de São Paulo.
Ex-tucano, Anderson trabalhou em gestões do PSDB desde 1998, até que em janeiro de 2022, ao lado de Felício, o político saiu do PSDB e se filiou ao PSD.
Em São José, Anderson já foi secretário de administração em 2008 e de transportes de 2009 a 2012. Depois, ainda no PSDB, ele foi chefe de gabinete no legislativo com Eduardo Cury. Até o início de 2022, ele foi vice-presidente municipal do PSDB.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.