Roger Santos, de 31 anos, que mantém um estúdio de tatuagem em São José, na Grande Florianópolis, se tornou conhecido nacionalmente pelo estilo único de tatuagens, com especialidade no Blackwork, que utiliza apenas tinta preta, com variações de tons, sombreamento e realismo. Roger considera como diferencial do seu trabalho, a mistura de técnicas tradicionais com abordagens modernas.
“Hoje sou conhecido por empurrar os limites do Blackwork tradicional, incorporando elementos do Neoblackwork. Misturo técnicas tradicionais com uma abordagem moderna, resultando em um estilo contemporâneo.”
E foi pelo estilo Blackwork, que Roger foi premiado, no Planet Tattoo, que aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de dezembro. O evento reúne cerca de 1.500 artistas participantes, com 450 stands de exposição.
“Receber essa premiação foi um marco tanto pessoal quanto profissional na minha trajetória. Para mim, ela representa o reconhecimento de anos de dedicação.”
Início da carreira
Roger relata que a paixão pela arte vem desde a infância, mas o início da carreira como tatuador aconteceu de fato, aos 22 anos de idade. Atualmente, são 9 anos de carreira.
“Sempre desenhei, desde criança. Minha mãe fazia decorações infantis e eu ajudava com os desenhos. Na adolescência, tive um grupo de grafite onde trabalhávamos fazendo murais escolares e de empresas. Mas nunca consegui enxergar a arte como uma forma de sustento e, por isso, trabalhei em diversos empregos. Aos 22 anos, me encontrei em uma profunda depressão e decidi que precisava escolher entre desistir ou seguir minha paixão. Foi quando me reencontrei com amigos do grafite que estavam tatuando, e decidi investir na carreira de tatuador.”
Outras premiações
Roger Santos já foi premiado por três anos consecutivos no maior evento de tatuagem do mundo, o Tattoo Week. Este ano, Roger foi convidado para ser jurado no mesmo evento. Também em 2024, foi jurado em outros eventos importantes que aconteceram em cidades, como Itajaí, Balneário Camboriú e Presidente Prudente. Além de ter realizado o sonho de tatuar na Europa, em países como Suíça, Itália e Holanda.