• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nunes e vereadores eleitos em São Paulo recebem diploma de mandato nesta quinta-feira


Cerimônia é o ato final da Justiça Eleitoral referente às eleições de 2024; vice de Nunes, Mello Araújo não confirmou presença. Ricardo Nunes (MDB) e seu vice eleito, o coronel Ricardo Mello Araújo (PL), celebram após vitória no 2º turno
Fábio Tito/g1
O prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu vice eleito, coronel Mello Araújo (PL), e os 55 vereadores eleitos em outubro recebem nesta quinta-feira (19) o diploma de seus mandatos para os próximos quatro anos, em cerimônia no Memorial da América Latina. O evento é uma espécie de colação de grau e marca a última etapa das eleições, sob a organização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
No dia 1º de janeiro, os 57 eleitos tomarão posse em evento na Câmara Municipal. Mello Araújo não confirmou presença no evento. Além dele, quatro vereadores eleitos devem se ausentar: Jair Tatto (PT), Trípoli (PV), Gabriel Abreu (Podemos) e Renata Falzoni (PSB). Tatto não vai por motivos pessoais, e Falzoni está impedida por um problema de saúde.
A ausência não gera nenhum ônus aos faltantes, uma vez que a solenidade tem caráter cerimonial apenas, um “coroamento” das eleições. O diploma do mandato estará disponível para os eleitos no sistema do TRE.
Renovação e bancadas
A Câmara teve uma renovação de 36% dos seus assentos. Entre os vereadores que serão diplomados, 35 foram reeleitos e 20, eleitos.
Os cinco vereadores mais votados são estreantes:
O influencer Lucas Pavanato (PL);
Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabella Nardoni;
Dr. Murillo Lima (PP), defensor da causa animal;
Sargento Nantes (PP), PM da Rota;
Amanda Paschoal (PSOL), ativista trans.
A maior bancada será do PT, que manteve o número de oito cadeiras. Isso não significa, porém, que a oposição será maioria na Casa, uma vez que três partidos da base têm sete cadeiras cada um: o partido de Nunes, o MDB, o de seu vice, o PL, e o União Brasil, que comanda a Câmara e deve seguir na presidência da Casa, ainda que o atual presidente, Milton Leite, não tenha disputado a eleição.
Maiores bancadas de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo para o mandato 2025/2028.
Reprodução/TV Globo
Solenidade
A cerimônia será comandada pelas autoridades eleitorais, o presidente da Junta Eleitoral Apuradora e Totalizadora do município, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, e o presidente do TRE, o desembargador Silmar Fernandes.
Além de Patiño e Silmar, devem compor a mesa autoridades como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da Câmara, Milton Leite, e o próprio prefeito Ricardo Nunes.
Entre os convidados estão secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Eduardo Tuma, a procuradora-geral do estado, Inês dos Santos Coimbra, e a defensora pública geral do estado, Luciana Jordão. Além deles, juízes eleitorais e desembargadores vão compor a plateia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.