• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de 17 horas depois, trem de carga que descarrilou na estação Brás não foi retirado; acidente gerou caos na operação


Trem da empresa MRS Logística descarrilou por volta das 2h10 da madrugada. Causas do acidente serão investigadas pela CPTM e pela companhia. Comboio saiu do Rio de Janeiro carregado de bauxita e seguia para a cidade de Alumínio, no interior de SP. Descarrilamento prejudica circulação de trens em SP
Mais de 17 horas depois de ter descarrilado na altura da estação Brás, no Centro da capital, o trem de carga da empresa MRS Logística ainda não foi retirado do local do acidente. A ocorrência interrompeu parcialmente a circulação de trens das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, e gerou caos ao longo desta quarta-feira (18).
O descarrilamento ocorreu por volta das 2h10 da madrugada e segue provocando transtornos aos passageiros, já que o trecho seguia interditado às 19h30; cerca de 700 mil pessoas utilizam as três linhas afetadas.
As causas do acidente serão investigadas pela CPTM e MRS Logística. O trem que descarrilou saiu do Rio de Janeiro carregado de bauxita e seguia para a cidade de Alumínio, no interior do estado de São Paulo.
Por volta das 16h, funcionários das duas empresas ainda tentavam colocar o trem nos trilhos e avaliar os danos.
Em dezembro de 2022, um trem da mesma empresa, que carregava bobinas de aço, também descarrilou perto da estação Tatuapé, na Zona Leste.
Para Paulo Brocchetto Júnior, engenheiro especialista em sistemas inteligentes de transportes, a falta de manutenção dos trilhos e o peso da carga podem ter causado o descarrilamento.
“O descarrilamento tem a ver, muito provavelmente, com ou o excesso de peso que estava sendo transportado. Você tem um paralelo com a fadiga dos trilhos… Em alguns pontos, o que se percebe é ainda uma falha na manutenção preventiva de forma a se evitar, por exemplo, situações como a de hoje”, apontou.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Dia de caos
Apesar de o acidente ter acontecido na madrugada, a situação foi caótica em todas as estações afetadas. As plataformas ficaram lotadas e os passageiros não conseguiram embarcar, em virtude da superlotação.
O Expresso Aeroporto também foi suspenso temporariamente e só voltou a circular às 7h.
Estação Brás da CPTM completamente lotada na manhã desta quarta-feira (18), na Zona Leste de São Paulo.
Reprodução/TV Globo
Com o caos formado no sistema, os passageiros narraram brigas e disputas entre os usuários dentro e fora dos trens, para tentar embarcar ou desembarcar durante a parada nas estações.
Uma mulher chegou a desmaiar na estação da Tatuapé por conta da superlotação dos trens e o calor dentro das locomotivas.
Mulher desmaia ao sair de trem lotado após descarrilamento que afeta o transporte sobre trilhos
O trem da MRS Logística que descarrilou próximo da estação Brás, na Linha 12-Safira, nesta quarta-feira (18).
Reprodução/TV Globo
Retomada gradual da circulação
Segundo a CPTM, apenas por volta das 05h30 a circulação de trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira começou a operar parcialmente no trecho entre as estações Tatuapé, Brás e Luz.
A empresa afirmou também que na Linha 11-Coral dois trens circulam entre as estações Luz e Brás.
Já a Linha 12-Safira, iniciou com interdição parcial no trecho entre as estações Tatuapé, Brás e Luz, que continua, e tem gerado lentidão no embarque e desembarque e na chegada dos trens nas plataformas, deixando as estações completamente lotadas.
Estação Tatuapé da CPTM completamente lotada na manhã desta quarta-feira (18), na Zona Leste de São Paulo.
Hermínio Bernardo/TV Globo
LEIA MAIS:
VÍDEO: seguranças da CPTM apenas assistem a briga de passageiros dentro de trem em SP
A CPTM diz que solicitou 57 ônibus do Sistema Paese entre as estações Brás e Tatuapé, além da liberação das integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para atender aos passageiros do trecho.
“Técnicos da companhia atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias, para avaliar se houve danos causados e restabelecer as condições normais de operação o quanto antes. No momento, não há previsão de normalização nem registro de feridos”, disse a companhia.
Comunicado da CPTM sobre a operação nas Linhas 11-Coral e 12-Safira na manhã desta quarta-feira (18).
Reprodução/Redes Sociais
Trem descarrila e passageiros enfrentam problemas em SP
O trem da MRS Logística que descarrilou próximo da estação Brás, na Linha 12-Safira, nesta quarta-feira (18).
Reprodução/TV Globo
O trem da MRS Logística que descarrilou próximo da estação Brás, na Linha 12-Safira, nesta quarta-feira (18).
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.