• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quatro municípios vão custear estudo de viabilidade de ponte da Vigorelli com a Vila da Glória

A contratação de um estudo para avaliar a viabilidade da construção da ponte da Vigorelli, em Joinville, com a vila da Glória, em São Francisco do Sul, será custeada por quatro municípios. O termo de referência da licitação foi aprovado pelos prefeitos na Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) nesta terça-feira (17).

Estudo sobre Ponte da Vigorelli deve sair do papel

Ponte da Vigorelli faria ligação entre as duas cidades – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

De acordo com a entidade, o valor será dividido entre Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. Os municípios pagarão, respectivamente, 40%, 30%, 20% e 10%.

O valor estimado para a licitação é de R$ 4,3 milhões, e a divisão do custo foi feita entre as cidades beneficiadas direta e indiretamente pela travessia. A expectativa é que o edital seja lançado no começo de 2025.

Ainda segundo a Amunesc, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental deverá ser realizado em quatro etapas diferentes. Confira:

  • A primeira contempla a pesquisa e análise de legislações vigentes e demais estudos existentes sobre a área de intervenção direta e indiretamente afetada;
  • A segunda etapa inclui os levantamentos técnicos como contagem e análise de tráfego, levantamento socioeconômico, estudos hidrológicos e geotécnicos, entre outros;
  • A terceira fase prevê os estudos de traçado, tráfego, análise ambiental, social e as interferências urbanísticas;
  • Na quarta e última etapa, serão analisadas as questões econômicas de implantação de cada traçado preliminar, sendo possível a partir dele ter uma análise mais assertiva quanto aos futuros investimentos para sua implantação.

Ponte da Vigorelli é demanda antiga

A escolha do cenário ideal pelos municípios deverá ocorrer apenas após a conclusão do estudo. Após esta escolha, serão iniciados os projetos executivos da obra, que deve representar um desafio de engenharia, tanto pelo porte (1,2 km) quanto pelo local onde a ponte da Vigorelli será construída.

“Faz décadas que muitas pessoas falam na facilidade que seria uma ponte ligando a Vigorelli com a Vila da Glória, e esse é um importante passo para apontar a melhor solução de construção e operação da estrutura. Por este motivo, sugerimos que a associação conduzisse esse projeto”, explica o prefeito Adriano Silva, que propôs o estudo e foi presidente da Amunesc para a gestão de 2025.

A discussão sobre uma ponte ligado as duas regiões voltou a ganhar força no começo deste ano, após novos problemas envolvendo o ferry boat que liga a Vigorelli a Vila da Glória. À época, uma das embarcações chegou a ser interditada pela Marinha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.