Foi lançado, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (18), o novo voo entre Florianópolis e Assunção, capital do Paraguai. A primeira decolagem, promovida pela companhia aérea Azul, parte ao meio-dia desta quarta e faz parte da malha sazonal da empresa, que busca atender a demanda da alta temporada, entre dezembro e março.
Durante entrevista coletiva, o gerente de relações institucionais da Azul, Camilo Coelho, destacou que o trajeto foi desenvolvido tendo Florianópolis, desde o início, como parte da operação. A iniciativa deve atender demandas turísticas e empresariais.
“Nós abrimos a base em Assunção, no Paraguai, já pensando em fazer a ligação com Florianópolis. A gente conhece o potencial turístico de Florianópolis e a gente conhece a possibilidade que a gente tem de trazer tanto o turista do Paraguai, que vai passar férias aqui, quanto levar público daqui para Assunção”, afirmou.
A expectativa é de que a rota, inicialmente sazonal, seja incorporada às operações da companhia aérea no restante do ano. “Todo voo, principalmente o internacional, ele começa como um teste. Se der certo, a companhia pode operar nos feriados e férias de julho. E continuando o movimento, ela se sente segura para manter a rota”, explica Ricardo Gesse, ceo do Zurich Airport Brasil, que administra o Floripa Airport.
“Santa Catarina está voando”, diz Jorginho Mello
O novo destino aéreo é parte de uma estratégia do governo catarinense em ampliar a oferta de voos internacionais e regionais no estado. À reportagem do ND Mais, o governador Jorginho Mello (PL) destacou que a parceria irá ampliar a passagem tanto de turistas, quanto de empresários em Santa Catarina.
“Dois voos, um na quarta e outro no domingo, vão levar e vão trazer gente em duas horinhas e tempo é dinheiro, tempo é conforto. Vamos ver a demanda para que esse voo seja perene, não só na alta temporada agora”, disse Jorginho, otimista com a permanência da viagem no cronograma da companhia.
O voo entre Florianópolis e Assunção amplia a lista de destinos internacionais, partindo da capital catarinense, que já atende países como Argentina, Portugal, Peru e Chile. “A demanda da Azul é uma demanda que vai se consolidando e nós estamos voando para o mundo, justificando a beleza e a qualidade do nosso aeroporto. De verdade, Santa Catarina está voando”, completa o governador do estado.
Operações de voo entre Florianópolis e Assunção
Inicialmente, a rota irá operar duas vezes na semana, às quartas-feiras e aos domingos, partindo de Florianópolis sempre ao meio-dia, com previsão de desembarque às 13h55 naquele país. O retorno, de Assunção para a capital catarinense, decola às 15h10 e desembarca em território nacional às 16h55.
- Partindo de Florianópolis: quartas e domingos, ao meio-dia;
- Partindo de Assunção: quartas e domingos, às 15h10.
O voo entre Florianópolis e Assunção terá duração aproximada de duas horas, enquanto o trajato de 1300 quilômetros, por terra, dura cerca de 15 horas. O preço médio das passagens fica na casa dos R$ 800, podendo ser menor ou maior a depender da data da compra.
Rota é uma demanda paraguaia, entende Zurich Brasil
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, o voo entre Florianópolis e Assunção deve atender, principalmente, a demanda de viagem de paraguaios para o Brasil.
“O destino Assunção já é operado, em alta temporada, por outra concessionária. Então, este voo para Assunção é mais para paraguaios virem para Santa Catarina aproveitar as férias de verão, do que catarinenses indo para o Paraguai”, detalha o ceo do Zurich Airport Brasil.
A perspectiva é de que o voo entre Florianópolis e Assunção tenha uma demanda de 70% a 75% de paraguaios vindo ao Brasil, e o restante de brasileiros viando para o país. A rota também deve atrair turistas de outros estados brasileiros em viagem para o exterior.